Ensaio a partir dos territórios alternativos faxinalenses do centro-sul paranaense
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4269Palavras-chave:
Multiculturalidade. Educação Social. Inteligência Cultural.Resumo
A interconectividade de setores científicos é campo de grande interesse contemporâneo, sobretudo pela condição de busca paradigmática de aproximação com a complexidade. A partir das sociabilidades e acoplamentos de sistemas em comunidades rurais da região centro-sul do Paraná, apresenta-se este esforço em entender as relações do território com os atores destas comunidades. Pôde-se notar que a inteligência multicultural é derivada do espaço vivido e se relaciona sinergicamente com noções de educação social. Na (re)produção do território, são essenciais as práticas territoriais, a partir das relações comunitárias, favorecendo assim, o entendimento da formação dessas comunidades alternativas, chamadas Faxinais. O entendimento de que as formas de construção da inteligência coletiva gerenciam o modo de vida comunitário, pode ser estabelecida sob a ótica da Educação Social. A tônica da alternativa de modo de vida se mostra como elementos de importância singular para a afirmação da identidade, manutenção da cultura e procedimentos de educação.
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