Formação de professores na educação infantil: elementos do ser professor

Autores

  • Tiago Pereira Gomes Secretaria Municipal de Educação de Teresina-PI
  • Neide Cavalcante Guedes Universidade Federal do Piauí/Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3725

Palavras-chave:

Formação. Educação Infantil. Ser professor.

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado em Educação intitulada “Prática Docente na Educação Infantil: concepções teóricas e metodológicas no Município de José de Freitas-PI”. A pesquisa tem o objetivo de compreender como as contribuições teórico-práticas da formação de professores auxilia o desenvolvimento do ser professor, partindo do seguinte questionamento: como ocorre a formação de professores que atuam na Educação Infantil no município de José de Freitas-PI? O referencial teórico está embasado nas concepções de autores que trabalham com a formação de professores merecendo destaque Imbernón (2002, 2006, 2010), Day (2001) e Perrenoud (2001). Para a construção e análises dos dados optamos pela pesquisa narrativa, fazendo uso do memorial de formação e das rodas de conversas. Os resultados evidenciaram que as professoras têm conhecimentos sobre as concepções teóricas e metodológicas da prática docente na Educação Infantil e que estas concepções são modificadas por meio das reflexões críticas possibilitadas nos espaços formativos favorecendo elementos do ser professor, que envolvem diferentes saberes, habilidades e competências, principalmente em relação ao ensinar e aprender. Percebemos que os professores daquela etapa de ensino precisam se mobilizar e reivindicar as suas necessidades para um melhor desempenho, até porque as vozes silenciadas não ecoam mudanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Pereira Gomes, Secretaria Municipal de Educação de Teresina-PI

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí

Neide Cavalcante Guedes, Universidade Federal do Piauí/Programa de Pós-Graduação em Educação

Professora Associada da Universidade Federal do Piauí e no Programa de Pós-Graduação em Educação

Downloads

Publicado

27/12/2018

Como Citar

GOMES, T. P.; GUEDES, N. C. Formação de professores na educação infantil: elementos do ser professor. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 82–98, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3725. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3725. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos