Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3482

Palavras-chave:

Representações sociais. Formação docente. Professor marcante

Resumo

O propósito central deste estudo consiste em identificar os atributos de professores marcantes na trajetória de formação de pós-graduandos que cursaram a disciplina de Metodologia do Ensino Superior em dois cursos lato sensu, cuja finalidade era propiciar formação pedagógica para profissionais que pretendiam atuar na educação superior. A abordagem metodológica foi orientada pela pesquisa qualitativa e os dados empíricos coletados em registros escritos produzidos pelos pós-graduandos, analisadas à luz da teoria das representações sociais. Os resultados apontam que os professores marcantes se distinguem positivamente pela atenção e carinho que dispensam aos alunos, pelo modo como contribuem para elevar sua autoestima, pela capacidade de significar os conteúdos escolares, pela articulação da teoria com a prática, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sull - Câmpus Sertão.

Mestre em Educação e em Direito. Doutora em Educação nas Ciências. Professora do IFRS - Câmpus Sertão. Núcleo de Ciências Humanas.

Flavia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo - RS

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), estágio pós-doutoral na Flacso/Argentina, professora titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no Curso de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

10/05/2019

Como Citar

VIEIRA, M. M. M.; CAIMI, F. E. Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 83–102, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3482. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3482. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos