Música “Roda Viva”: desvendando simbolismos

Autores

  • Raquel Rosan Christino Gitahy Doutora em Educação. Docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Avaliadora de cursos presenciais e a distância do Mec-INEP. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT. E-mail: raquelgitahy.rg@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-5387-9536
  • Artemisa Piai Silva de Fernandez Mestre em Educação. Professora de redação da Escola de Língua Brasileira http://orcid.org/0000-0003-1413-5873
  • Claudia Karina Ladeia Batista Doutora em Direito. Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0003-3169-399X
  • Alessandro Martins Prado Mestre em Direito. Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-9900-7135

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3419

Palavras-chave:

signo, semiótica, simbolismo, música

Resumo

O objetivo do presente artigo é realizar uma análise da Música Roda Viva, considerando o momento histórico da ditadura militar brasileira em 1967 vivido pelo autor Francisco Buarque de Holanda, utilizando o viés semiótico da teoria conceitual de Charles Sanders Peirce.  O foco central desta análise está nos simbolismos e metáforas utilizadas pelo autor a fim de driblar o contexto político e ditatorial da época, perfazendo um paralelo entre os significados semióticos na música supracitada. A partir da análise realizada perpetua-se no tempo a visão analítica de toda uma geração diante do regime autoritário da época ditatorial.

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Biografia do Autor

Raquel Rosan Christino Gitahy, Doutora em Educação. Docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Avaliadora de cursos presenciais e a distância do Mec-INEP. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT. E-mail: raquelgitahy.rg@gmail.com

Doutora em Educação. Docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Avaliadora de cursos presenciais e a distância do Mec-INEP. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT. E-mail: raquelgitahy.rg@gmail.com

Artemisa Piai Silva de Fernandez, Mestre em Educação. Professora de redação da Escola de Língua Brasileira

Mestre em Educação. Professora de redação da Escola de Língua Brasileira

Claudia Karina Ladeia Batista, Doutora em Direito. Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutora em Direito. Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Alessandro Martins Prado, Mestre em Direito. Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Mestre em Direito. Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

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Publicado

10/05/2019

Como Citar

GITAHY, R. R. C.; FERNANDEZ, A. P. S. de; BATISTA, C. K. L.; PRADO, A. M. Música “Roda Viva”: desvendando simbolismos. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 164–177, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3419. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3419. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos