Levantamento de obras cinematográficas para utilização no ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2528Palavras-chave:
Movie theater. Geography. High school.Resumo
Este estudo aborda a importância da inserção do Cinema no âmbito escolar, no que tange a aplicabilidade na Educação Básica, na disciplina de Geografia. Assim, objetivou levantar filmes para serem utilizados como recurso didático no processo de ensino aprendizagem de Geografia no Ensino Médio. Os conteúdos desta etapa da Educação foram analisados, por meio de livros didáticos utilizados em uma Escola Estadual do município de Itaúba/MT e categorizados. A relevância científica dessa investigação se apresenta com a preocupação da correlação das obras cinematográficas com os conteúdos ministrados em sala de aula. Para essa reflexão, o estudo valeu-se do seguinte procedimento metodológico: num primeiro momento uma pesquisa bibliográfica; numa segunda etapa a identificação dos conteúdos geográficos desenvolvidos no Ensino Médio utilizando o livro didático, utilizou-se para isso, a análise de conteúdo. Concluí-se, finalmente, que o uso de diferentes recursos didáticos potencializa o processo de ensino aprendizagem, ainda mais se tratando da Sétima Arte, que com sua ludicidade é capaz de trazer a realidade da vida cotidiana nas projeções. Vale-se também da constatação de que a Geografia precisa de meios didáticos inovadores na construção do seu conhecimento, pois se constitui em uma ciência que procura entender a sociedade e suas relações com a natureza.
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