Mobilizações em prol da instrução pública: Cuiabá/MT no início da República Brasileira

Autores

  • Nilce Vieira Campos Ferreira UFMT
  • Caroline Stefany Martis de Barros UFMT
  • Daniella Jesus Fialho de Arruda UFMT
  • Thais Priscila Marques UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.2302

Palavras-chave:

Instrução Pública. República. Atas da Câmara Municipal.

Resumo

Neste texto objetivamos investigar os primórdios da educação pública no estado de Mato Grosso, especificamente considerando a realidade da educação no município de Cuiabá. Para isso, coletamos, digitalizamos e transcrevemos as atas da Câmara Municipal de Cuiabá dos anos de 1889 e 1902. Após a transcrição das atas das sessões solenes da câmara, procedemos à elaboração de fichas e sínteses dos assuntos tratados em cada reunião parlamentar.Ao investigar se havia mobilizações em prol da educação pública promovida pela Câmara Municipal na história do município cuiabano, identificamos que o estado mato-grossense, premido por problemas econômicos ou pelo simples descaso que a elite governamental devotava às classes populares e seus anseios, seguiu a trajetória que vinha desde os anos anteriores à instalação da República quando ainda vigorava o regime imperial manteve a população distanciada do acesso à educação. Além disso, houve um rematado descaso da responsabilidade com a educação tanto por parte do estado como do município. 

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Biografia do Autor

Nilce Vieira Campos Ferreira, UFMT

Professora Adjunta da UFMT/Cuiabá/MT, professora do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/Cuiabá/MT, Coordenadora Adjunta do Centro Memória Viva de Mato Grosso e Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero. 

Caroline Stefany Martis de Barros, UFMT

Graduanda em Psicologia. Bolsista PIBIC FAPEMAT

Daniella Jesus Fialho de Arruda, UFMT

Graduanda em Pedagogia. Bolsista PIBIC FAPEMAT

Thais Priscila Marques, UFMT

Graduanda em Psicologia.  Bolsista PIBIC FAPEMAT

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Publicado

03/05/2017

Como Citar

FERREIRA, N. V. C.; BARROS, C. S. M. de; ARRUDA, D. J. F. de; MARQUES, T. P. Mobilizações em prol da instrução pública: Cuiabá/MT no início da República Brasileira. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 145–160, 2017. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.2302. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2302. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos