O Uso Pedagógico do Tablet no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Autores

  • Dauster Souza Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • José Lucas Pedreira Bueno Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1628

Palavras-chave:

Tecnologias aplicada à Educação. Tablet. Formação Docente.

Resumo

O governo federal implantou no ano de 2012 o Programa de Modernização da Rede Federal para o uso de Tecnologias Educacionais (PMTE) com a finalidade de promover acesso aos docentes a recursos informáticos. No ano de 2013, os tablets foram entregues aos professores do IFRO e o objetivo dessa pesquisa foi analisar o uso pedagógico desses tablets pelos docentes. Essa é uma pesquisa descritiva e analítica do tipo quantiqualitativa. O universo da pesquisa foram os docentes dos cursos técnicos dos 7 campi do IFRO. A coleta de dados se deu por meio de um questionário on-line. Os dados foram analisados por meio do programa SPSS® 21. Dos 72 entrevistados, 18 relataram o uso do tablet de maneira pedagógica durante as aulas. Foi encontrada relação estatisticamente significativa entre o uso do tablet de modo pedagógico e o gênero masculino, disciplina que o professor leciona, destino dado ao tablet e a busca por programas/aplicativos. A falta de aptidão autoreferida pelos professores do IFRO indica a importância da formação dos professores durante a graduação e de modo contínuo na carreira  docente. 

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Como Citar

PEREIRA, D. S.; BUENO, J. L. P. O Uso Pedagógico do Tablet no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 130–144, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.1628. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1628. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos