Promoção da Igualdade de Gênero nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental

Autores

  • Douglas Rosa de Souza Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • João Paulo de Oliveira Faria
  • Raquel Guimarães Lins Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1626

Palavras-chave:

Práticas Sexistas. Papéis Sociais. Igualdade de Gênero. Educação Física Escolar.

Resumo

As questões de gênero vêm sendo estudadas desde os movimentos feministas do século XIX com o propósito de angariar direitos sociais às mulheres. Entretanto gênero não deve ser tratado somente em relação à mulher, mas relacionado a ambos os sexos com suas feminilidades e masculinidades, assim sendo a construção social do masculino e feminino, que ainda hoje reflete nas aulas de Educação Física levando a separação de meninos e meninas, diferenças que naturalizam o corpo masculino mais forte e o corpo feminino mais fraco. Deste modo, reafirmando os papéis sociais preexistentes para ambos os sexos, reforçando as práticas sexistas. O presente estudo tem por objetivo verificar por meio das aulas de Educação Física na escola a promoção de igualdade de gênero entre os alunos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com utilização de diário de campo, observação e análise de conteúdo, e realizado em uma escola pertencente à Rede Municipal do Município de Itaperuna – Rio de Janeiro no período de Fevereiro à Março de 2014. Foram observadas 26 aulas de Educação Física do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Obteve-se como resultado, que o conteúdo esporte foi predominante nas aulas observadas; as aulas em sua maioria foram separadas por sexo, levando a reafirmação da supremacia masculina e inferioridade do feminino. Pode-se concluir que não há a promoção da igualdade de gênero nas aulas de Educação Física escolar por conta da predominância do conteúdo esporte nas aulas observadas que reforçam a perpetuação do sexismo e dos papeis sociais exercidos por meninos e meninas, sendo sugerido que sejam elaboradas ações pedagógicas de uma Educação Coeducativa e, principalmente de uma Educação Física Coeducativa.

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Como Citar

SILVA, D. R. de S.; FARIA, J. P. de O.; LINS, R. G. Promoção da Igualdade de Gênero nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 92–109, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.1626. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1626. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos