Experiências educativas com o cinema no Ensino Fundamental

Autores

  • Egeslaine de Nez Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Cibele de Freitas Consone Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2015.1491

Palavras-chave:

Educação. Cinema. Metodologia.

Resumo

O cinema, com o passar dos anos, configurou outra perspectiva de socialização do conhecimento fazendo com que histórias emocionem e surpreendam no espaço educativo. Esse artigo objetiva compreender e analisar a importância da proposta metodológica do uso do cinema no processo de ensino aprendizagem, na escola de Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi primeiramente uma pesquisa bibliográfica, e, depois das sessões de cinema, num segundo momento, realizou-se uma pesquisa de campo com as crianças do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Colider/MT. Nas análises dos dados foram utilizadas as abordagens quali/quantitativa. Concluí-se, que foi possível compreender os limites e os benefícios do uso do cinema no processo de ensino aprendizagem, enquanto proposta metodológica, tendo em vista que essa tecnologia esta ao alcance dos professores no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DE NEZ, E.; CONSONE, C. de F. Experiências educativas com o cinema no Ensino Fundamental. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 20–37, 2015. DOI: 10.26568/2359-2087.2015.1491. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1491. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos