EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação: Notícias https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">A <strong>Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação</strong> é um periódico científico, eletrônico, totalmente gratuito, de acesso aberto, com publicação contínua a partir de 2020, editada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPesq). Recebe submissões de trabalhos inéditos e em fluxo contínuo nos idiomas Português ou Espanhol ou Inglês para a composição de seus volumes anuais, compostos por diversas seções: artigos científicos, dossiês temáticos, artigos opinião, resenhas e outras.</p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">A EDUCA é desenvolvida como uma ação do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (Grupo EDUCA), do Departamento de Ciência da Educação, do Núcleo de Ciências Humanas - Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e apóia o Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) da UNIR na divulgação de pesquisas científicas.</p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">e-ISSN: 2359-2087 - Qualis 2017/2018: B1</p> pt-BR Mon, 05 Dec 2022 15:16:47 -0400 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 PRORROGADA: Chamada para Dossiê Temático: Intercâmbio Pedagógico Ibero-americano https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/announcement/view/118 <p><strong>Chamada para Dossiê Temático: </strong><strong>Intercâmbio Pedagógico Ibero-americano</strong></p> <p><strong>Ementa e breve justificativa:</strong></p> <p>Desde a Antiguidade e nos séculos posteriores, o intercâmbio entre os povos ocorreu em diferentes circunstâncias em função de guerras, invasões, conquistas, comércio e peregrinações. Esses encontros civilizatórios oportunizaram e propiciaram “acomodações, recriações e assimilações” bem como “descontinuidades, tensões ou antagonismos”, ou seja, promoveram e provocaram “a recriação dos elementos originais, muitas vezes em soluções novas, realmente originais” (IANNI, p. 77). A correlação de “forças sociais envolvidas” é responsável por engendrar “manifestações de convívio, entendimento, intercâmbio e criatividade” (IANNI, p. 84), uma vez que se entende a civilização como possuidora de uma configuração que não é “pronta, acabada, fixa ou cristalizada”, podendo se modificar “não só pela dinâmica interna dos seus elementos e nexos, compreendendo instituições, modos de ser, agir, pensar, sentir e imaginar”. Ela se transforma também pelo seu “intercâmbio com os elementos e nexos constitutivos das outras formas civilizatórias” (IANNI, p. 90). Essa interlocução vai se verificar no mundo moderno e contemporâneo em todos os níveis do conhecimento humano e a educação também vai ser palco desse intercâmbio que ensejou a produção, transferência e circulação internacional de teorias, discursos, saberes, experiências e modelos pedagógicos, sobretudo a partir do final do século XIX e início do século XX. As relações de aproximação vão se verificar no nível do conhecimento, da formação docente, da articulação entre intelectuais, da cooperação institucional, do fomento à fraternidade entre os diferentes países, da paz pela escola e pela educação, do panamericanismo, da promoção das viagens de aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e técnicos da educação e da imprensa pedagógica. Estes são alguns dos eixos que compõem a proposta deste Dossiê cujos estudos contribuirão para evidenciar os diálogos que se estabeleceram e se estabelecem ainda hoje entre os países que compõem o universo ibero-americano.</p> <p><strong>Referência:</strong></p> <p>IANNI, Otávio. <strong>Enigmas da Modernidade-Mundo</strong>. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.</p> <p><strong>Dossiê “Intercâmbio Pedagógico Ibero-americano”, </strong></p> <div>A Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação torna pública a presente chamada para artigos circunstanciados em um dos seguintes temas:</div> <div> </div> <div>- Trajetórias, diálogos e ações intelectuais;</div> <div>- Intercâmbio e cooperação institucional;</div> <div>- Fraternidade entre países ibéricos e latino-americanos;</div> <div>- Panamericanismo e educação;</div> <div>- Imprensa pedagógica;</div> <div>- Intercâmbio e mobilidade estudantil;</div> <div>- Produção, circulação e transferência internacional de teorias, discursos, saberes, experiências e modelos pedagógicos;</div> <div>- Sistemas escolares nacionais e relações internacionais;</div> <div>- Viagens de aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e técnicos da educação.</div> <div> </div> <div><strong>Idiomas:</strong> Serão aceitos artigos em Português, em Espanhol e em Inglês.</div> <div> </div> <div><strong>Cronograma:</strong> Abertura – 05 de dezembro de 2022; Término – 31 de março de 2023(PRORROGADO PARA 15 de Maio de 2023); Publicação: Junho de 2023 (PRORROGADA - Publicação até agosto de 2023).</div> <div> </div> <div><strong>Periódico:</strong> EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação - e-ISSN: 2359-2087 - Prefixo DOI: 10.26568 - Universidade Federal de Rondônia (UNIR).</div> <p>Os Trabalhos devem ser assinados por até 3 (três) autores, sendo pelo menos 1 (doutor) e estar em conformidade com as normas da Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação. Depois de se cadastrarem, os autores deverão realizar a submissão dos trabalhos no Link: <a href="https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/about/submissions">https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/about/submissions</a>, conforme normas e template da Revista Educa.</p> <p><strong>Nome e currículo resumido dos Coordenadores do Dossiê:</strong></p> <p>Jussara Santos Pimenta (UNIR - Brasil) - Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Universidade Federal de Rondônia. PPGEEProf-UNIR. Líder do MNEMOS. Orcid: &lt;https://orcid.org/0000-0002-5283-2509&gt;. <em>E-mail</em>: <a href="mailto:jussara.pimenta@unir.br">jussara.pimenta@unir.br</a></p> <p>Hélder Henriques (IPP - Portugal) - Pós-doutor em Educação, Doutor em Ciências da Educação. Instituto Politécnico de Portalegre. Ceis20 – Universidade de Coimbra, Portugal. <em>Orcid</em>: &lt;https://orcid.org/0000-0002-0519-0304&gt;. <em>E-mail</em>: helderhenriques@ipportalegre.pt.</p> <p>Amélia Marchão (IPP - Portugal) - Amélia de Jesus Marchão é Pós-Doutorada em Educação e Doutora em Ciências da Educação. É professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) (Portugal) e é investigadora do VALORIZA-IPP na linha de Educação, Educação de Infância, Currículo, Género. <em>Orcid</em>: &lt;https://orcid.org/0000-0003-3424-9392&gt;.<em> E-mail</em>: ameliamarchao@ipportalegre.pt</p> <p>Porto Velho, 03 de dezembro de 2022 - Prorrogada em 31/03/2023.</p> https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/announcement/view/118 Sat, 03 Dec 2022 21:13:34 -0400 Publicação de Dossiê Temático PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PRÁTICA TRANSFORMADORA https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/announcement/view/101 <p>A proposta do dossiê resultou da articulação de pesquisadores das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Partiu do entendimento de que o país está diante de retrocessos que influenciam na agenda da educação, ameaçando os direitos conquistados por meio de incansáveis lutas sociais. A academia não pode ficar alheia a este debate. É nesse sentido que o dossiê, com o tema: Pedagogia Histórico crítica e prática transformadora, apresenta-se como importante instrumento para o debate por meio da Revista Educa / UNIR, a partir das contribuições das instituições: UFOPA, UNICAMP, UFU, UEM, UFRN, UFES, UFSCar, UNIR, UNIOESTE, UFPB, oferecendo um conjunto de leituras que possibilitem ampliar e qualificar o debate sobre a educação brasileira na contemporaneidade. O Dossiê compõe-se de artigos originais e inéditos oriundos de pesquisas, bem como ensaios teóricos de natureza científica.</p><p>Coordenadores:<br />Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (UFOPA)<br />José Claudinei Lombardi (UNICAMP)<br />Olivia Medeiros Neta (UFRN)</p><p>Publicação: novembro de 2021</p> https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/announcement/view/101 Sat, 21 Aug 2021 19:59:38 -0400 Fechamento para novas submissões - 01/08/2021 https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/announcement/view/100 <p class="MsoNormal" style="mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 10pt; font-family: Verdana, sans-serif;">Leitores e Leitoras, autores e autoras:</span></p><p class="MsoNormal" style="mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 10pt; font-family: Verdana, sans-serif;">O Portal de Periódicos da UNIR vem passando por constantes invasões. Com o objetivo de melhorias e também de tornar o sistema mais seguro, novo portal foi criado pela instituição. Com isso, a Revista Educa mudará de portal e, para conseguir fazer tal procedimento, estará fechada para novas submissões a partir de 01 de agosto de 2021. As submissões já realizadas continuarão em processo de avaliação e editoração para serem publicadas. </span></p><p class="MsoNormal" style="mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 10pt; font-family: Verdana, sans-serif;">Nosso objetivo é que a Revista Educa continue avançando em sua qualificação e que os leitores, leitoras, autores e autoras possam navegar de forma segura e acessível.</span></p><p class="MsoNormal" style="mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 10pt; font-family: Verdana, sans-serif;">Nossos leitores e leitoras continuarão a navegar no site atual, mas em breve poderão participar da nova experiência</span><span style="font-family: Verdana, sans-serif; font-size: 10pt;">!</span></p><span style="color: #222222; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small;"> </span><a style="color: #1155cc; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small;" href="https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/issue/current" target="_blank" data-saferedirecturl="https://www.google.com/url?q=https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/issue/current&amp;source=gmail&amp;ust=1627093154735000&amp;usg=AFQjCNFvVdX1heSmhVnchUVoEFe2f-YlmA">https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/issue/current</a> https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/announcement/view/100 Thu, 22 Jul 2021 23:29:08 -0400 Fechamento para novas submissões - 01/08/2021 https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/announcement/view/99 <p class="MsoNormal" style="mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 10pt; font-family: Verdana, sans-serif;">Leitores e Leitoras, autores e autoras:</span></p><p class="MsoNormal" style="mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 10pt; font-family: Verdana, sans-serif;">O Portal de Periódicos da UNIR vem passando por constantes invasões. Com o objetivo de melhorias e também de tornar o sistema mais seguro, novo portal foi criado pela instituição. Com isso, a Revista Educa mudará de portal e, para conseguir fazer tal procedimento, estará fechada para novas submissões a partir de 01 de agosto de 2021. As submissões já realizadas continuarão em processo de avaliação e editoração para serem publicadas. </span></p><p class="MsoNormal" style="mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 10pt; font-family: Verdana, sans-serif;">Nosso objetivo é que a Revista Educa continue avançando em sua qualificação e que os leitores, leitoras, autores e autoras possam navegar de forma segura e acessível.</span></p><p class="MsoNormal" style="mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 10pt; font-family: Verdana, sans-serif;">Nossos leitores e leitoras continuarão a navegar no site atual, mas breve poderão participar da nova experiência</span><span style="font-family: Verdana, sans-serif; font-size: 10pt;">!</span></p><span style="color: #222222; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small;"> </span><a style="color: #1155cc; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small;" href="https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/issue/current" target="_blank" data-saferedirecturl="https://www.google.com/url?q=https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/issue/current&amp;source=gmail&amp;ust=1627093154735000&amp;usg=AFQjCNFvVdX1heSmhVnchUVoEFe2f-YlmA">https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/issue/current</a> https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/announcement/view/99 Thu, 22 Jul 2021 23:28:48 -0400 Revista Educa recebe submissões em fluxo contínuo https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/announcement/view/18 <p>A Revista Educa - Revista Multidisciplinar em Educação (e-ISSN 2359- 2087) recebe submissões em fluxo contínuo e publicação contínua das submissões aceitas.</p><p> </p><p>A revista é um periódico científico da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) vinculado ao Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação (Grupo EDUCA), do Departamento de Ciências da Educação, e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) da UNIR. São aceitos artigos inéditos sobre as diversas temáticas de sua abrangência. Em caso de material não inédito, o autor deverá especificar claramente o primeiro local de apresentação ou publicação do artigo, bem como as devidas alterações realizadas. Os artigos aprovados são publicados também em publicação contínuo, sendo uma edição por ano.</p><p>Viste a <a href="/index.php/EDUCA/index" target="_blank">página da revista</a> e conheça as <a href="/index.php/EDUCA/issue/archive" target="_blank">publicações</a>.</p><p align="left"> </p> https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/announcement/view/18 Fri, 03 Apr 2020 00:00:00 -0400