Concepções de gestão educacional: práticas e desafios no interior da Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4938

Palavras-chave:

Gestão Educacional. Projeto Político Pedagógico. Políticas Públicas Educacionais.

Resumo

O artigo analisa concepções de Gestão Educacional em uma escola da rede pública municipal, de uma realidade localizada na região amazônica do Brasil. Teve por objetivo geral identificar as concepções de Gestão Educacional definidas no Projeto Politico Pedagógico (PPP) e aplicadas na instituição do estudo, reconhecendo a relação entre o escrito e o feito. Por meio de uma pesquisa de campo e documental, com caráter comparativo, apropriou-se das seguintes técnicas de coleta de dados: 1) Pesquisa bibliográfica; 2) Análise documental; e 3) Aplicação de entrevista semiestruturada. Os resultados do estudo revelam incoerências entre a proposta do PPP e as práticas desenvolvidas na instituição, identificando três diferentes concepções de Gestão Educacional. Revela-se ainda a ineficiência das políticas públicas educacionais no cumprimento de suas intencionalidades e definições atribuídas a escola pública.

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Biografia do Autor

Lucas de Vasconcelos Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela UFOPA.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOPA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, nível 2.

Lílian Aquino Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Docente do Magistério Superior na UFOPA.

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Publicado

18/03/2020

Como Citar

SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S.; OLIVEIRA, L. A. Concepções de gestão educacional: práticas e desafios no interior da Amazônia. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 232–256, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4938. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4938. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos