A história em silêncio: o ensino de história para alunos surdos em Santarém-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4886

Palavras-chave:

Ensino de História. Surdos. Educação Inclusiva.

Resumo

O presente artigo objetiva a investigação do ensino de História para alunos surdos incluídos na escola pública estadual Álvaro Adolfo da Silveira, na cidade de Santarém-PA. Nesse sentido, buscamos especificamente através das práticas investigativas, conhecer as ações e metodologias adotadas pelos professores voltadas ao ensino de História para surdos; refletir sobre o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na sala de aula como primeira língua do aluno; verificar a relação dos professores da sala de aula regular com a sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Dessa forma, procuramos criar novos olhares e significados aos sujeitos surdos, pautados no seu processo de ensino-aprendizagem, em concordância com suas diferenças políticas, culturais e linguísticas. Buscamos aporte teórico em autores como Quadros (1997), Perlin (2002), Lopes (2005, 2007), Seffner, Pereira (2008), Verri, Alegro (2006) e parte das políticas públicas que tratam sobre a Educação Especial e Educação Inclusiva. Como resultado, percebe-se a necessidade de oferta de formação continuada na área da educação inclusiva para que os docentes possam planejar as aulas a partir de estratégias e metodologias de ensino voltadas às diferenças do sujeito surdo, bem como a aproximação AEE para planejamento de tais estratégias. Assim, podemos estabelecer uma equidade no ensino dos sujeitos surdos, principalmente através das práticas do ensino de História por meio do ensino bilíngue na perspectiva da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

André Dioney Fonseca, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto do Curso de História da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFOPA). Membro do Grupo de Pesquisa HISTEDBR (História, Sociedade e Educação no Brasil) da Universidade Federal do Oeste do Pará/Ufopa.

Hector Renan da Silveira Calixto, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Mestre em Educação no PPGECC - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Língua Brasileira de Sinais e em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI; Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED Atua como Professor de Libras no Programa de Educação, no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos (GEPESUR), da Universidade Federal do Pará – UFPA, do Grupo de Pesquisa Letramento Escolar, Cultura e Sociedade, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento humano, Educação e pessoas com deficiência, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Lino Arlem Azevedo Baia

Licenciado em História pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Participa como pesquisador no Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos - GPEEPI (Ufopa) e ainda integra como estudante, o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos - GEPES (Ufopa). Atua como Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais no quadro permanente da Ufopa e desenvolve pesquisas na área da Educação Especial, Educação Inclusiva e Educação de Surdos com ênfase nos temas: Ensino Bilíngue para alunos surdos e Aspectos da Cultura Surda.

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Publicado

18/03/2020

Como Citar

FONSECA, A. D.; CALIXTO, H. R. da S.; BAIA, L. A. A. A história em silêncio: o ensino de história para alunos surdos em Santarém-PA. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 257–282, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4886. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4886. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos