PPP na educação em prisões: estratégias para a Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4658Palavras-chave:
Educação em Prisões. Projeto Político Pedagógico. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Esse texto resulta de Pesquisa stricto sensu que teve como lócus uma unidade de ensino em um Complexo Prisional e contribuiu para reorganizar o Projeto Político Pedagógico específico da EJA em prisões. Teve como estratégias metodológicas entrevistas semiestruturadas; análise de Documentos como PPP da escola (2011-2013) e dispositivos legais; Prontuário dos estudantes. Participaram da pesquisa estudantes sentenciados da Penitenciária Lemos Brito que trabalham durante o dia e estudam à noite na modalidade EJA. Além destes, Gestor da Unidade Prisional, Coordenador Pedagógico e Professores. Como resultado principal da pesquisa, tem-se que o PPP vigente possui lacunas, mas permite reformulações através de diálogos com interlocutores do processo da educação e execução penal, em especial, ao possibilitar que, por meio de políticas públicas, o Colégio avance na perspectiva de educar com o olhar do conhecimento, proporcionando aos estudantes privados de liberdade autonomia e sentido à própria existência, superando condições de aprisionamento.Downloads
Referências
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