Agroindústria: espaço educativo nos institutos federais de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4593

Palavras-chave:

Agroindústria. Espaço educativo. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Este ensaio tem por objetivo discutir sobre a importância da agroindústria enquanto um espaço educativo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT),  uma vez que em diversos Institutos Federais de Ensino este setor tem sido empregado para ministrar aulas teóricas/práticas aos estudantes do Ensino Médio Integrado. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram selecionados com o intuito de realizar uma pesquisa ancorada na técnica bibliográfica e no estudo de caso e está dividido em três partes: (1) conceito, classificação e fundamentos das agroindústrias; (2) a agroindústria como espaço de ensino e formação do educando, sua relação com o trabalho como princípio educativo nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF); e (3) as ações empreendidas na agroindústria no IFCatarinense – campus Santa Rosa do Sul. Percebeu-se que a agroindústria, por meio de aulas teórico-práticas nos cursos de Ensino Médio Integrado, tem servido como um excelente espaço educativo, auxiliando o IF no seu compromisso com a educação e preparando os estudantes para suprir a demanda crescente no setor agroindustrial.

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Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestre em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente atuo como professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e estou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Sou líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Flávia da Rosa Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Santa Rosa do Sul

Graduada em Nutrição; Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tencológica (ProfEPT); Servidora no IFC - Campus Santa Rosa do Sul

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Publicado

27/05/2020

Como Citar

CASTAMAN, A. S.; SILVEIRA, F. da R. Agroindústria: espaço educativo nos institutos federais de ensino. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 485–504, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4593. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4593. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos