Qualidade no ensino superior como requisito para a acreditação das IES
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4592Palavras-chave:
Auto-avaliação. Credenciamento. Instituições de Ensino Superior. Qualidade na educação.Resumo
A qualidade da educação superior é um elemento necessário para as Instituições de Educação Superior, onde é necessária a adaptação a: tendências econômicas, sociais, políticas e culturais. O objetivo da investigação é realizar uma revisão dos modelos de acreditação na educação superior, para determinar a flexibilidade que requer as instituições para executar programas de qualidade. O estúdio é compatível e utiliza uma metodologia descritiva e correlacional, utilizando técnicas estatísticas. La muestra está compuesta por 83 IES: Europa, Norteamérica, Austrália-Oceania, Asia, Africa y Latinoamérica. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir a avaliação automática como requisito para a acreditação, para executar programas flexíveis para o graduado. Além disso, compreenda o que é o IES acreditado, como as primeiras classificações dos rankings e os programas mais recentes de tecnologias, grades, máquinas e medicamentos. Proponha boas práticas no interior das instituições para favorecer os processos e adotar como uma cultura organizacional.
Downloads
Referências
ASHWIN, Paul; ABBAS, Andrea; MCLEAN, Monica. Representations of a high-quality system of undergraduate education in English higher education policy documents. Studies in Higher Education, v. 40, n. 4, p. 610-623, oct. 2013.
BAIG, Sajjad; ABRAR, Muhammad; ALI, Asif; AHMAD, Mudassar. Implementation of TQM on higher education in Pakistan. Quality & Quantity, v. 49, n. 1, p. 51-56, jan. 2015.
BARBÓN, Olga; CALDERÓN, Ángela; LOZA, Carlos; GARCÉS, Lenin; FERNÁNDEZ, Jorge. Some problems of university professors in preparing scientific articles. Actualidades Investigativas en Educación, v. 17, n. 1, p. 61-78, jan./apr. 2017.
BECKER, Samantha; CUMMINS, Michele; DAVIS, Adam; FREEMAN, Alex; HALL, Courtney; ANANTHANARAYANAN, Vanish. NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition. The New Media Consortium. 2017.
BERNASCONI, Andrés; CELIS, Sergio. Higher Education Reforms: Latin America in Comparative Perspective. Education Policy Analysis Archives, v. 25, n. 67, p. 1-15, jul. 2017.
BLANCO, José; MIGUEL, Violeta; MARTIN, Ana; ÁLVAREZ, Maria. La formación continua del profesorado, la evaluación del profesorado, las condiciones laborales y los complementos e incentivos. Journal of Supranational Policies of Education (JoSPoE), v. 5, p. 90-120, 2016.
CANO, Elena; FERNÁNDEZ, Maite. Competencias de los egresados del Espacio Europeo de Educación Superior: relatos de vida de los nuevos estudiantes universitarios frente a los antiguos licenciados. REDU: Revista de Docencia Universitaria, v. 14, n. 2, 187-203, jun./dic. 2016.
DLOUHÁ, Jana; GLAVIČ, Peter; BARTON, Andrew. Higher education in Central European countries–Critical factors for sustainability transition. Journal of Cleaner Production, v. 151, p. 670-684, may. 2017.
DRĂGAN, Michaela; IVANA, Diana; ARBA, Raluca. Business Process Modeling in Higher Education Institutions. Developing a Framework for Total Quality Management at Institutional Level. Procedia Economics and Finance, v. 16, p. 95-103, 2014.
EUROPEAN COMISSION. El estudio sobre el Impacto de Erasmus confirma que el programa de intercambio de estudiantes de la UE mejora la capacidad de inserción y la movilidad de profesionales. 2014. Disponível em: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-1025_es.htm Acesso em: 10 oct. 2018.
GOI, Mei-Teh; KALIDAS, Vigneswari; YUNUS, Norzita. Mediating roles of emotion and experience in the stimulus-organism-response framework in higher education institutions. Journal of Marketing for Higher Education, v. 28, n. 1, p. 1-23, jun. 2018.
GOOS, Maarten; SALOMONS, Anna. Measuring teaching quality in higher education: assessing selection bias in course evaluations. Research in Higher Education, v. 58, n. 4, p. 341-364, jun. 2017.
HARMON, Grant. Australia as a higher education exporter. International Higher Education, n. 42, p. 14-16, 2015.
KLEMENCIC, Manja; FRIED, Jochen. Demographic challenges and future of the higher education. International Higher Education, n. 47, p. 12-14, 2015.
LISIEVICI, Petru. The Forgotten Side of Quality: Quality of Education Construct Impact on Quality Assurance System. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 180, p. 371-375, may. 2015.
MARTÍNEZ, Jorge; TOBÓN, Sergio; ROMERO, Aaron. Problemáticas relacionadas con la acreditación de la calidad de la educación superior en América Latina. Innovación educativa (México, DF), v. 17, n. 73, p. 79-96, ene./abr. 2017.
MARTINS, José; BRANCO, Frederico; GONÇALVES, Ramiro; AU-YONG, Manuel; OLIVEIRA, Tiago; NARANJO, Mijael; et al. Assessing the success behind the use of education management information systems in higher education. Telematics and Informatics. In press, oct. 2018.
MCCOWAN, Tristan. Quality of higher education in Kenya: Addressing the conundrum. International Journal of Educational Development, v. 60, p. 128-137, may. 2018.
MCGOWEN, John; KNOSHAUG, Eric; LAURENS, Lieve; DEMPSTER, Thomas; PIENKOS, Philip; WOLFRUM, Ed; HARMON, Valerie. The Algae Testbed Public-Private Partnership (ATP3) framework; establishment of a national network of testbed sites to support sustainable algae production. Algal Research, v. 25, p. 168-177, jul. 2017.
MELGUIZO, Tatiana; ZAMARRO, Gema; VELASCO, Tatiana; SANCHEZ, Fabio. The Methodological Challenges of Measuring Student Learning, Degree Attainment, and Early Labor Market Outcomes in Higher Education. Journal of Research on Educational Effectiveness, v. 10, n. 2, p. 424-448, dec. 2016.
MEYER, Andrew; HANSON, Andrew; HICKMAN, Daniel. Perceptions of institutional quality: Evidence of limited attention to higher education rankings. Journal of Economic Behavior & Organization, v. 142, p. 241-258, oct. 2018.
MILLER, Dinorah; DE GARAY, Adrián. Dos temas cruciales para la agenda mexicana de Educación Superior: Educación Privada y Equidad e Inclusión. Propuesta educativa, n. 43, p. 75-87, jun. 2015.
MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL. Lineamientos política de educación superior inclusiva. 2013. Disponível em: http://redes.colombiaaprende.edu.co/ntg/men/pdf/Lineamientos.pdf Acesso em: 10 oct. 2018.
MOLLIS, Marcela. Administrar la crisis de la educación pública y evaluar la calidad universitaria en América Latina: dos caras de la misma reforma educativa. Revista de la educación superior, v. 43, n. 169, p. 25-45, ene./mar. 2014.
SAVA, Simona; BORCA, Claudia; DANCIU, Liliana. Models of quality assurance in evaluation and validation of competencies, for an easier access to higher education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 142, p. 176-182, 2014.
SUNDER, Vijaya; ANTONY, Jiju. A conceptual Lean Six Sigma framework for quality excellence in higher education institutions. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 35, n. 4, p. 857-874, jan. 2018.
UNIVERSITINGS MINISTERIET. Financies on education. 2014. Disponível em: http://pub.uvm.dk/2008/facts/kap02.html Acesso em: 10 oct. 2018.
VGROUP EDUCACIÓN ONLINE. El avance del e-learning en América Latina. 2014. Disponível em: http://e-learning-teleformacion.blogspot.com.co/2014/09/el-avance-del-elearning-en-america.html#.Vl33dnYvfIV Acesso em: 15 mar. 2017.
VNOUČKOVÁ, Lucie; URBANCOVÁ, Hana; SMOLOVÁ, Helena. Internal Quality Process Management Evaluation in Higher Education by Students. DANUBE: Law, Economics and Social Issues Review, v, 9, n. 2, p. 63-80, sep. 2018.
WEBOMETRICS. Ranking web of universities. 2017. Disponível em: http://www.webometrics.info/ Acesso em: 10 oct. 2018.
YANOVA, Natalia. Assessment of Satisfaction with the Quality of Education: Customer Satisfaction Index. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 182, p. 566-573, may. 2015.
YARMOHAMMADIAN, Mohammad; MOZAFFARY, Mina; ESFAHANI, Sekineh. Evaluation of quality of education in higher education based on Academic Quality Improvement Program (AQIP) Model. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 15, p. 2917-2922, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).