Qualidade no ensino superior como requisito para a acreditação das IES

Autores

  • Alba Patricia Guzmán Duque Unidades Tecnológicas de Santander – UTS, Bucaramanga, Santander, Colombia, http://orcid.org/0000-0003-1704-6884
  • Javier Mauricio Mendoza Paredes Universidad Autónoma de Bucaramanga, Unidades Tecnológicas de Santander, Universidad Cooperativa de Colombia - Medellín

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4592

Palavras-chave:

Auto-avaliação. Credenciamento. Instituições de Ensino Superior. Qualidade na educação.

Resumo

A qualidade da educação superior é um elemento necessário para as Instituições de Educação Superior, onde é necessária a adaptação a: tendências econômicas, sociais, políticas e culturais. O objetivo da investigação é realizar uma revisão dos modelos de acreditação na educação superior, para determinar a flexibilidade que requer as instituições para executar programas de qualidade. O estúdio é compatível e utiliza uma metodologia descritiva e correlacional, utilizando técnicas estatísticas. La muestra está compuesta por 83 IES: Europa, Norteamérica, Austrália-Oceania, Asia, Africa y Latinoamérica. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir a avaliação automática como requisito para a acreditação, para executar programas flexíveis para o graduado. Além disso, compreenda o que é o IES acreditado, como as primeiras classificações dos rankings e os programas mais recentes de tecnologias, grades, máquinas e medicamentos. Proponha boas práticas no interior das instituições para favorecer os processos e adotar como uma cultura organizacional.

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Biografia do Autor

Alba Patricia Guzmán Duque, Unidades Tecnológicas de Santander – UTS, Bucaramanga, Santander, Colombia,

Docente en Universidad Autónoma de Bucaramanga, Unidades Tecnológicas de Santander, Universidad Cooperativa de Colombia - Medellín, Universitat Politècnica de València, Universidad Nacional de Colombia Sede Manizales

Javier Mauricio Mendoza Paredes, Universidad Autónoma de Bucaramanga, Unidades Tecnológicas de Santander, Universidad Cooperativa de Colombia - Medellín

Docente en Universidad Autónoma de Bucaramanga, Unidades Tecnológicas de Santander, Universidad Cooperativa de Colombia - Medellín, Universitat Politècnica de València, Universidad Nacional de Colombia Sede Manizales. Colômbia. Agência de fomento: Unidades Tecnológicas de Santander. 

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

DUQUE, A. P. G.; MENDOZA PAREDES, J. M. Qualidade no ensino superior como requisito para a acreditação das IES. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 389–402, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4592. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4592. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático