Condições de trabalho docente como diferencial no desempenho de alunos no ENEM no triênio 2016-2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4591

Palavras-chave:

Remuneração docente. Formação de professores. Qualificação docente. ENEM.

Resumo

Dentre os diversos fatores que influenciam as condições de trabalho, a baixa remuneração dos docentes sempre foi um desafio da educação brasileira. Esse artigo tem como intuito analisar a relação entre a remuneração docente e os resultados obtidos pelos discentes do ensino médio das redes estadual e federal de ensino do estado de Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa a partir de dados oficiais, fornecidos pelo Ministério da Educação, assim como observando as leis que regem os contratos dos docentes. A análise dos dados revelou que os docentes com menor remuneração e menor incentivo à formação continuada estão na rede estadual de ensino. Tal fato que induz a busca por novas fontes de renda, o que sobrecarrega o profissional. Essa realidade pode ter relação com os distintos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio dos alunos da rede estadual quando comparada a rede federal de ensino, onde os docentes recebem melhores salários e incentivo à especialização.

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Biografia do Autor

Bernardo Augusto Farah Santos, Universidade Federal de São João del Rei

Graduado Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Tive a oportunidade de ser aluno de iniciação científica por dois anos na área de Corrosão e Materiais e trabalhei no desenvolvimento de soluções sintéticas para o uso em laboratório que simulem solos corrosivos e anti-corrosivos. Trabalhei também, como aluno de IC, bolsista CNPq, no projeto "Avaliação na formação dos filmes de FeCO3 e FeS no aço API X65 em meios contendo CO2 e H2S" que foi realizado em parceria com a PETROBRAS. Me dediquei durante os anos de 2018 e o primeiro semestre de 2019 no desenvolvimento da minha dissertação de mestrado intitulada "Influência da renovação do meio na corrosão do aço API X65 em meios contendo CO2 e H2S."

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Publicado

27/05/2020

Como Citar

SANTOS, B. A. F.; SERENARIO, M. E. D.; VIEIRA JUNIOR, N. Condições de trabalho docente como diferencial no desempenho de alunos no ENEM no triênio 2016-2018. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 369–383, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4591. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4591. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos