“Cadê a puba?”: por uma formação intercultural de professores de biologia em uma comunidade amazônica

Autores

  • Danilo Seithi Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba
  • Adriana Araujo Pompeu Piza Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4540

Palavras-chave:

Diversidade cultural. Conhecimento tradicional. Formação de professores. Interculturalidade. Produção de farinha.

Resumo

Este artigo compõe uma pesquisa interinstitucional denominada Observatório da Educação para a biodiversidade e tem o objetivo de identificar como o enfoque etnobiológico pode contribuir para a formação de seis professores de Biologia participantes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, visando a educação para os direitos humanos a partir da sociobiodiversidade local. Estabeleceu-se uma perspectiva qualitativa do tipo pesquisa participante, a partir de uma análise de conteúdo sobre entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram organizados em duas categorias: 1) A produção de farinha de mandioca e sua importância histórica e cultural para a comunidade; 2) A produção de farinha como artefato cultural para o ensino de biologia articulando conhecimentos tradicionais sobre a biodiversidade amazônica e o conhecimento científico escolarizado. Como principais resultados, foram identificados elementos identitários no processo de produção de farinha intimamente atrelados ao fazer docente, e sua relevância para formação sensível à diversidade cultural.

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Biografia do Autor

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Programa de Pós Graduação em Educação UFTM
Editor da revista Cadernos Cimeac - Educação Popular

Adriana Araujo Pompeu Piza Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no Departamento de Ciências Biológicas (ICB), no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Ensino, com ênfase na formação de profesores e estratégias de ensino de ciencias/biología.

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

KATO, D. S.; SANTOS, A. A. P. P. “Cadê a puba?”: por uma formação intercultural de professores de biologia em uma comunidade amazônica. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 344–363, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4540. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4540. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático