A inclusão de pessoas idosas com deficiência visual na difusão científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4531

Palavras-chave:

Inclusão. Pessoas idosas. Deficiência visual. Difusão Científica. Didática multissensorial.

Resumo

No Brasil, o acesso à ciência é segmentado de acordo com o gênero, raça, classe, faixa etária, etnia e impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais das pessoas. Logo, as pessoas idosas cegas ou com baixa visão conseguem participar do processo de difusão científica? O presente trabalho visa refletir acerca da inclusão de pessoas idosas com deficiência visual nas intervenções de difusão científica do projeto Banca da Ciência (USP), uma vez que o processo de envelhecimento da população brasileira vem sendo enfatizado. A reprodução se caracterizou sob a linha pesquisa participante e a análise dos dados teve referência no Construcionismo Social. Constatamos que o as pessoas idosas com deficiência visual conseguem participar do processo de difusão científica, todavia, é preciso que as barreiras de acesso às práticas e ao conhecimento científico sejam eliminadas para que elas tenham plena e efetiva participação em igualdade de condições com as demais pessoas. Um método positivo para a inclusão é a didática multissensorial, uma vez que se utiliza todos os sentidos que uma pessoa possui relacionando-os de modo a formar conhecimento multissensoriais completos e significativos.

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Biografia do Autor

Renata Teles Silva, Universidade de São Paulo / Mestra em Filosofia

Mestra em Filosofia e Bacharela em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências Humanidades da Universidade de São Paulo. Possui habilitação técnica em Turismo pela Escola Técnica Estadual de São Paulo.

Luis Paulo Carvalho Piassi, Universidade de São Paulo/ Professor Associado

Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Livre-Docente em Artes, Cultura e Lazer pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

SILVA, R. T.; PIASSI, L. P. C. A inclusão de pessoas idosas com deficiência visual na difusão científica. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 299–323, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4531. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4531. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático