Narrativas epistemológicas sobre o campo do currículo: reflexões de um mestrando

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4529

Palavras-chave:

Epistemologia. Currículo. Narrativa. Narrador.

Resumo

Este ensaio teórico-epistemológico partiu de discussões realizadas na disciplina Epistemologia e Educação do curso de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade Pública do Rio de Janeiro. Estabeleceu-se como objetivo refletir e problematizar pela narrativa de si, o lugar de fala e o percurso epistêmico de um Mestrando a partir de suas leituras, percepções, diálogos e questionamentos  sobre os eixos temáticos: conhecimento /racionalidade, realidade/representação e universalidade/diferença. Partimos do conceito de atividade artesanal, o ato de narrar e experiência de Walter Benjamin, pensando os entrecruzamentos teórico epistemológicos no campo epistemológico e curricular.  Conclui-se que o relato mobilizado pela narrativa de si favoreceu  a reinterpretação de inúmeras interpretações epistêmicas curriculares, traduzindo diferentes formas de entrada nas fontes  e o reconhecimento de que é possível ser autor em uma globalidade marcada por uma informação consumista.  

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Biografia do Autor

João Augusto Galvão Rosa Costa, Universidade Federal Fluminense/ Mestrando

Licenciado em Educação Física pela UFF. Especialista em educação física escolar pela UFF. Especialista em Educação Básica pelo Colégio Pedro II. Professor  da rede municipal de Duque de Caxias. Mestrando em Educação pela UFF. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) - PPGEd/UFF.

Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense/ UFF

Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Barcelona- Espanha (2004). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996); Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1984). Professora Associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento SSE) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação profissional, planejamento e currículo. Vice-presidente Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte gestão 2007-2009. Coordenadora de Área do PIBID/UFF de Educação Física 2011-2013. Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Pibid/UFF 2013-2018. Atualmente é Editora da Revista Movimento - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (início 2017). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) - PPGEd/UFF.

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Publicado

27/05/2020

Como Citar

COSTA, J. A. G. R.; TERRA, D. V. Narrativas epistemológicas sobre o campo do currículo: reflexões de um mestrando. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 435–451, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4529. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4529. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios