Narrativas epistemológicas sobre o campo do currículo: reflexões de um mestrando
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4529Palavras-chave:
Epistemologia. Currículo. Narrativa. Narrador.Resumo
Este ensaio teórico-epistemológico partiu de discussões realizadas na disciplina Epistemologia e Educação do curso de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade Pública do Rio de Janeiro. Estabeleceu-se como objetivo refletir e problematizar pela narrativa de si, o lugar de fala e o percurso epistêmico de um Mestrando a partir de suas leituras, percepções, diálogos e questionamentos sobre os eixos temáticos: conhecimento /racionalidade, realidade/representação e universalidade/diferença. Partimos do conceito de atividade artesanal, o ato de narrar e experiência de Walter Benjamin, pensando os entrecruzamentos teórico epistemológicos no campo epistemológico e curricular. Conclui-se que o relato mobilizado pela narrativa de si favoreceu a reinterpretação de inúmeras interpretações epistêmicas curriculares, traduzindo diferentes formas de entrada nas fontes e o reconhecimento de que é possível ser autor em uma globalidade marcada por uma informação consumista.
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