O direito das crianças à participação: entre conquistas e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4508

Palavras-chave:

Crianças. Direito. Participação.

Resumo

Neste artigo discute-se o direito à participação enquanto um direito de todas as crianças. Embora assegurado mundialmente através de acordos internacionais, a variedade de condições sociais, políticas e econômicas vivenciadas pelas crianças de todo o mundo, especialmente no Brasil, dificulta a garantia de tal direito. A infância trabalhadora e os grandes fluxos migratórios com crianças refugiadas, são fenômenos mundiais que convidam a refletir sobre o quanto o modelo de infância que estuda, brinca e aprende não dá conta da diversidade das experiências daquelas que vivem em situação de pobreza, em guerras ou conflitos. Faz-se necessária uma interlocução entre aspectos histórico-políticos com os processos educativos para reconhecer e garantir a participação das crianças nos espaços sociais que ocupam, por isso são apresentadas perspectivas para a construção de uma docência que respeite as crianças e permita que elas tenham espaços educativos potentes na criação de condições para a participação das crianças.

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Biografia do Autor

Daliana Loffler, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Professora de Ensino Básico Tecnico e Tecnológico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/Universidade Federal de Santa Maria 

 

Ana Cristina Coll Delgado, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense com Pós Doutorado na Universidade de Caen/Centro de Ciências da Educação/França e Professora Permanente do PPGEd da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

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Publicado

18/03/2020

Como Citar

LOFFLER, D.; COLL DELGADO, A. C. O direito das crianças à participação: entre conquistas e desafios. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 82–101, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4508. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4508. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos