Desafios na democratização da educação técnica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4502

Palavras-chave:

Democratização da educação. Cursos técnicos. Desafios na educação. Políticas públicas na educação. Direitos humanos.

Resumo

A democratização da educação técnica tem passado pelo obstáculo da constante abertura e fechamento de cursos, bem como pelo alto número de evasão de estudantes, impactando negativamente o erário público. Assim, o objetivo foi identificar os desafios do processo educacional enfrentados pelos cursos técnicos. Como metodologia foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Para isso, foram usadas as bases de dados Scielo, EBSCO e Web of Science e um total de 21 artigos foram filtrados e analisados. Como resultados, foram encontrados desafios enfrentados por alunos, professores e instituição de ensino. Quanto aos alunos, os desafios foram na escolha do curso, deficiência de ensino anterior, dificuldades na formação básica e problemas pessoais. Quanto aos professores, os desafios estão relacionados à carreira, com baixo salário e carga horária excessiva, e a formação docente, com a necessidade de formação pedagógica para bacharéis e de experiência da prática da profissão por licenciados. Já as instituições de ensino possuem desafios quanto a infraestrutura, projetos pedagógicos de cursos que não integram adequadamente teoria e prática, oferta e implantação de cursos em período não adequado ao público alvo. Todos esses fatores influenciam na prática pedagógica bem como na qualidade da formação e na democratização saudável da educação.

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Biografia do Autor

Alan Jhone Carvalho de Araújo, Instituto Federal de Rondônia IFRO, Porto Velho

Cursou Bacharelado em Informática pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2016) e Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis (APPS) pela Faculdade UnyLeya (2017). Está cursando o Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Atualmente trabalha como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO lotado no DAPE, e coordenou o curso Técnico em Computação Gráfica concomitante ao Ensino Médio até agosto de 2019.

Carolina Yukari Veludo Watanabe, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho

Doutora em Ciência de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo. Professora na Universidade Federal de Rondônia, no Departamento Acadêmico de Ciências da Computação. Na graduação atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências da Computação, e na pós-graduação nos Programas de Mestrado em Administração (PPGA/UNIR) e Mestrado Profissional em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS/UNIR).

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

CARVALHO DE ARAÚJO, A. J.; WATANABE, C. Y. V. Desafios na democratização da educação técnica brasileira. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 364–388, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4502. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4502. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático