Do vestibular ao ENEM: trajetórias, permanências e transformações (1750-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4483

Palavras-chave:

História da Educação. Exame de seleção. Ensino Superior.

Resumo

O vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se constituem como os principais sistemas de acesso ao ensino superior no Brasil. Na História da Educação brasileira, o vestibular aparece em um espaço-tempo bastante representativo e vem sendo, progressivamente, substituído pelo Enem, que não se apresenta apenas como um exame de entrada, mas importante política pública de democratização ao ensino universitário. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre a instituição do exame vestibular e sua substituição pelo Enem, considerando o contexto histórico, geográfico e social de seu aparecimento como sistema de seleção para ingresso na educação superior brasileira. Para isso, empreende o desafio de dialogar passado e presente em um intervalo de tempo de três séculos: 1750-2019.  Inicialmente, tomamos como interlocutores Santos e Cerqueira (2009), Seco e Amaral (2006), Cunha (2003), Fernandes (1980) e Souza (2006), dentre outros autores que nos ajudaram na proposição dos argumentos expostos. Para fins de análise, podemos concluir que o exame vestibular e o Enem não estão inseridos apenas num sistema educacional, mas, sobretudo, na tessitura política, econômica e cultural brasileira.

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Biografia do Autor

Livia Dias Azevedo, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Geografia - GEPEHG e do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores - LIFE.

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Publicado

27/05/2020

Como Citar

AZEVEDO, L. D. Do vestibular ao ENEM: trajetórias, permanências e transformações (1750-2018). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 505–531, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4483. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4483. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos