Inquietudes sobre diversidade e diferença: um elo entre prática educativa e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4469

Palavras-chave:

Ciências Humanas. Educação. Formação Contínua.

Resumo

Relacionando os estudos realizados no Mestrado Profissional com as contribuições dos docentes da educação profissional, este ensaio problematiza a importância da diversidade como elemento de formação docente e sua importância no currículo e espaço escolar. A partir da necessidade de compreender como a diversidade é inserida na prática docente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica descritiva de natureza qualitativa, baseada nas ideias filosóficas de Ludwig Wittgenstein, com jogos de linguagem, e de Jacques Derrida, com a ideia da desconstrução, buscando construir e desconstruir os saberes existentes acerca da temática. Com as problematizações foi possível enfatizar a importância de ampliar, construir e desconstruir visões e rastros acerca da formação docente para a diversidade.

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Biografia do Autor

Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1992). Professora do quadro efetivo da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em regime de dedicação exclusiva (2008), Campus Porto Velho. 

Andrelize Schabo Ferreira de Assis, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal de Rondônia - Unir (2014), graduada em Direito pela Faculdade de Rondônia - Faro (2017), especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Rondônia - Faro (2015), especialista em Libras e Educação para Surdos pela União das Escolas Superiores de Rondônia - Uniron (2016) e mestranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente, é Revisora de Textos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Ana Quiovetti do Nascimento, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Possui Licenciatura Plena em PEDAGOGIA - Faculdades Integradas de Cacoal (2001) e Bacharelado em DIREITO pela Universidade Federal de Rondônia (2009). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (FEC), Gestão, Orientação e Supervisão Escolar com ênfase em Psicologia Educacional (FAROL) e Tecnologias Educacionais (PUC-RJ). Atualmente exerce atividades como Pedagoga e Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ji-Paraná.

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Publicado

18/03/2020

Como Citar

CARVALHO DOS SANTOS FARIAS, K. S.; SCHABO FERREIRA DE ASSIS, A.; DO NASCIMENTO, A. Q. Inquietudes sobre diversidade e diferença: um elo entre prática educativa e formação docente. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 283–299, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4469. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4469. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios