Qual é o papel da língua portuguesa escrita no ensino da Língua Gestual Portuguesa?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4326

Palavras-chave:

Ensino de Língua Gestual. Língua Portuguesa Escrita. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação no ensino da Língua Gestual Portuguesa (LGP) na educação de surdos, em Portugal, explorando o papel da Língua Portuguesa (LP) escrita, na prática pedagógica do docente surdo. Os dados empíricos da investigação qualitativa foram desenvolvidos através de estudos de casos em instituições de referência em educação de surdos, através de entrevistas com sete docentes surdos e observações nas aulas da língua gestual na educação básica, nas cidades do Porto e de Lisboa. Os resultados revelaram um papel quase invisível da língua escrita no ensino da língua gestual, o de ser uma variante simbólica e um instrumento próprio da prática pedagógica da profissão que assume formas diferentes mediante as abordagens do ensino e os seus fins pedagógicos.

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Biografia do Autor

Veronica Lima da Fonseca Almeida, Universidade do Porto

Doutoranda em Educação na Universidade do Porto, Portugal

Professora da área de Libras no Instituto Federal de Brasília

 

Isabel Sofia Calvário Correia, Instituto Federal de Brasília Universidade do Porto

Pós-Doutorada em Linguística da Língua Gestual Portuguesa. Professora Adjunta (ESEC) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Henrique Malheiro Vaz, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Doutorado em Ciências da Educação na Universidade do Porto. Professor Auxiliar na Faculdade (FPCEUP) da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

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Publicado

18/03/2020

Como Citar

ALMEIDA, V. L. da F.; CORREIA, I. S. C.; VAZ, H. M. Qual é o papel da língua portuguesa escrita no ensino da Língua Gestual Portuguesa?. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 191–211, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4326. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4326. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos