Concepções CTS dos professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4320

Palavras-chave:

Ensino. Concepções. VOSTS. Professores.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar as concepções de ciência, tecnologia e sociedade (CTS) dos professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do município de Paula Freitas, Paraná. A coleta de dados foi realizada através de 12 questões selecionadas do questionário Views on Science Techonology Society (VOSTS), versão abreviada e traduzida. De maneira geral, os resultados evidenciaram que os professores não possuem concepções CTS totalmente adequadas. Neste contexto, emerge a necessidade da inclusão da perspectiva de ensino CTS na formação inicial e continuada de professores, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e reflexivos quanto ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabila Kubiak, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Uniao da Vitória

LICENCIADA EM CIENCIAS BIOLOGICAS PELA UNESPAR CAMPUS DE UNIAO DA VITORIA (2017), E POS GRADUANDA EM DIDATICA E DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR PELO CENTRO UNIVERSITARIO VALE DO IGUAÇU - UNIGUAÇU.

Camila Juraszeck Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa (UTFPRPG),

PROFESSORA NO CURSO DE CIENCIAS BIOLOGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANA - CAMPUS DE UNIAO DA VITORIA. DOUTORANDA NO PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIENCIAS TECNOLOGIA PELA Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa (UTFPRPG).

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Ponta Grossa, PR

Professora/ Dr. Educação Científica e Tecnológica.  Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT NA UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE PONTA GROSSA.

Referências

AIKENHEAD, Glen et al. Views on science-technology-society. Saskatoon, Canada, S7N OWO: Department of Curriculum Studies, University of Saskatchewan. 1989.

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 03, n.02, p. 122-134, jul./dez. 2001.

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Ciência – Tecnologia – Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de las Ciências, v.5, n. 2, p. 337-355, 2006.

AULER, Décio. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. 248 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins et al. O enfoque CTS na formação de professores de Ciências e a abordagem de questões sociocientíficas. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – IX ENPEC, 2013, Anais [...]. Águas de Lindóia, 2013.

BAZZO, Walter Antônio et al. Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero América. Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) Madri, Espanha, 2003.

BERK, Amanda; MATTA, Roberta da; CHRISPINO, Álvaro. A investigação das visões de professores formados e em formação acerca das interações entre ciência, tecnologia e sociedade. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v.12, n. especial, p. 1053-1061, out. 2015.

BRASIL, Exame Nacional do Ensino Médio. Disponível em: http://enem.inep.gov.br/#/antes?k=yhtr0j. Acesso em: 25 de julho 2017.

CACHAPUZ, Antônio et al. A necessária renovação do ensino de ciências, São Paulo: Ed. Cortez, 2005.

CANAVARRO, José Manuel. O que se pensa sobre a ciência. Coimbra: Quarteto, 2000.

CARDOSO, Lívia Rezende de. Relações de gênero, ciência e tecnologia no currículo de filmes de animação. Revista estudos feministas. v. 24, n. 02, p. 463-492, Florianópolis, 2016.

CRUZ, Joliane Olschowsky da. Mulher na ciência: representação ou ficção. 2007. 24 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

CUNHA, Marcia Borin da. O movimento ciência/tecnologia/Sociedade (CTS) e o ensino de Ciências: condicionantes Estruturais. Artigos e Ensaios. Revista Varia Scientia, v. 06, n. 12, p. 121-134. 2006.

FAVETTA, Flávia Assis; TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro. Percepções de Ciência e de Tecnologia de estudantes da área de humanas em nível de pós-graduação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3. n. 3, p. 357-368, 2012.

FIRME, Ruth Nascimento; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro. Concepções de professores de química sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Suas Inter-relações: Um Estudo Preliminar Para o Desenvolvimento de Abordagens CTS em Sala de Aula. Revista Ciência & Educação, v.14, n. 2, p. 251-269, 2008.

FIRME, Ruth Nascimento. A implementação de uma abordagem CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) no ensino da química: um olhar sobre a prática pedagógica. 2007, 204 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2007.

FONTES, Alice; CARDOSO, Alexandra. Formação de professores de acordo com a abordagem Ciência/Tecnologia/Sociedade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 1, p. 17, 2006.

FOUREZ, Gérard. Crise no ensino de ciências: investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v.8, n.2, 2003.

GHENO, Silmara Rodrigues. Uso de artigos científicos como ferramenta para a Alfabetização Científica. 2008, 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2008.

KIEL, Cristiane Aparecida. Orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Programa de Pós-graduação Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.

MACIEL, Maria Delourdes. Alfabetização Científica Tecnológica sob o enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): Implicações para o currículo, o ensino e a formações de professores. Revista de Ensino de Ciência e Matemática, v. 03, n. 03, p. 152-160, 2012.

MIRANDA, Elisangela Matias; FREITAS, Denise de. A compreensão dos professores sobre as interações CTS evidenciadas pelo questionário VOSTS e entrevista. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n.3, p.79-99, nov. 2008.

MIRANDA, Elisangela Matias; FREITAS, Denise de. Um olhar CTS sobre as concepções de professores de ciências através do questionário VOSTS. In: CONGRESSO IBERO AMERICANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO. Anais [...]. Buenos Aires, 2014.

MÜNCHEN, Sinara; MUENCHEN, Cristiane; ADAIME, Martha Bohrer. Uma análise da compreensão de licenciados em química acerca da perspectiva CTS. In: CIECITEC - CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 3. 2015, Anais [...] Santo Ângelo, 2015.

PAIXÃO, Fátima et al. Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Aveiro, v.7 n. extraordinário, p. 230-246. 2010.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Contribuições dos Estudos Culturais para a educação. Presença Pedagógica. v. 10, n. 55, p. 53-61, Belo Horizonte, 2004.

SALLES, Virginia Ostroski; MATOS, Eloiza Aparecida Silva de Ávila. A teoria da complexidade Edgar Morin e o Ensino da Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 01, p. 1-12, 2017.

SANTOS, Wildson Luis Pereira dos; Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-550, 2007.

SANTOS, Wildson Luis Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia– Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 02, n. 2, p. 1, 2002.

SANTOS, Wildson Luis Pereira dos.; Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Revista de Educação em Ciências e Matemática. v. 09, n. 17, p. 49-62, 2012.

SCHNEIDER, Maria Eduarda; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. A visão dos professores em formação continuada sobre a história da ciência. In: EMPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10. 2015. Anais [...]. Águas de Lindóia, 2015.

SILVA, Aparecida de Fátima Andrade; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 5, n.2, p. 926-937, 2013.

SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto. Inovação tecnológica na visão dos gestores e empreendedores de incubadoras de empresas de base tecnológica do Paraná (iebt-pr): desafios e perspectivas para a educação tecnológica. 2007, 274 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Departamento de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

SOUZA, Fábio; PEDROSA, Eliane. O enfoque CTS e a pesquisa colaborativa na formação de professores em ciências. Revista ARETÉ, Manaus, v. 4, n. 7, p.24-33, 2011.

STRIEDER, Roseline Beatriz. Abordagem CTS na Educação Cientifica no Brasil: Sentidos e Perspectivas. 2012, 283f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências- Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

TRÉZ, Ticiana. Concepções e práticas CTS dos professores de uma escola inovadora. 2007, 216f. Tese (Mestre em Comunicação e Educação em Ciências) - Seção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2007.

VAZ, Carolina Rodrigues; FAGUNDES, Alexandre Borges; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. O surgimento da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação: uma revisão. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1. 2009, Anais [...]. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, 2009.

VIECHENESKI, Juliana Pinto; SILVEIRA, Éverton Lucas Martins; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto. Percepções de Estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio sobre as Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 5. 2016, Anais [...]. Ponta Grossa, 2016.

Downloads

Publicado

27/05/2020

Como Citar

KUBIAK, F.; MACHADO, C. J.; SILVEIRA, R. M. C. F. Concepções CTS dos professores da educação básica. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 327–349, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4320. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4320. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos