Produção do etanol de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4296

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Produção de Etanol. Ensino de ciências.

Resumo

A construção de um conhecimento concreto pode alcançada de forma interdisciplinar. O etanol na sua cadeia produtiva apresenta-se como um sistema interdisciplinar, visto que desde o plantio até a comercialização ocorrem diversos processos químicos, físicos e biológicos, além de questões histórico/sociais. Tais temas podem ser abordados em situação de ensino como um exemplo útil ao aprendiz, despertando a curiosidade e facilitando o aprendizado. O trabalho visa contribuir com um processo de ensino-aprendizagem significativo, relacionando um tema do cotidiano com assuntos específicos de ensino. O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, e teve como objetivo analisar a produção de etanol e sua aplicação de forma interdisciplinar no ensino. Os resultados são apresentados em tópicos, com o conceito teórico e como pode ser utilizado nas disciplinas, respectivamente. Assim, é possível perceber a importância do estudo do etanol e a possibilidade de trabalho interdisciplinar sem alteração no projeto pedagógico da escola.

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Biografia do Autor

Izabeli Batista Girarducci da Silva, Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina, Londrina – PR.

Licenciada em Biologia, Pós-graduanda (especialização) em Práticas Interdisciplinares no Ensino de Ciências.

Luiz Diego Marestoni, Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina, Londrina – PR.

Graduado e mestre em Física, especialista em Biotecnologia, Doutor em Química, Pós-doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina. Brasil.

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Publicado

27/05/2020

Como Citar

SILVA, I. B. G. da; MARESTONI, L. D. Produção do etanol de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar no ensino médio. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 532–552, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4296. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos