Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4283

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena. Formação de Professores. Parintintin.

Resumo

Este artigo objetiva analisar os desafios vivenciados pelos professores não indígenas que atuam numa escola indígena; enfatizar a trajetória histórica da formação de professores; contextualizar a relação entre a educação escolar indígena e a atuação dos professores não indígenas; refletir sobre a necessidade de haver maiores intervenções e discussões voltadas para questões de diversidade, nos cursos de formação. Diante desta problemática direcionados aos professores não indígenas buscamos responder a seguinte indagação: os professores não indígenas sentem-se preparados para lecionar em ambientes culturalmente diferenciados? Possuem conhecimentos suficientes sobre diversidade cultural que poderiam orientar sua prática? Na busca por respostas foi realizada uma entrevista com três professores não indígenas que lecionam na escola indígena Parintintin, situada na Aldeia Pupunha, em Humaitá-AM. Tratando-se de uma abordagem qualitativa tanto para nortear a pesquisa como para analisar os dados, considera-se através dos resultados que os professores abordados possuem muitos desafios em relação a sua prática neste contexto, o que vem desde da não estruturada adequada da escola, falta de materiais básicos de auxílio ao professor e aluno, currículo que não atende as necessidades da cultura indígena, e uma formação inicial que não “preparou” suficientemente para práxis vinculados a diversidade cultural.

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Biografia do Autor

Kellyane Lisboa Ramos, Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente

Licenciada em Pedagogia; Especialista em Psicopedagogia Clinico e Institucional; Especialista em Ensino de História; Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades.

Eulina Maria Leite Nogueira, Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente

Licenciatura em Estudos Sociais; História e pedagogia. Mestrado e Doutorado em Educação. Desenvolve estudo e pesquisa na área de políticas Públicas; formação de professores; educação do campo; educação indígena e educação ambiental.

Zilda Gláucia Elias Franco, Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente

Licenciada em Pedagogia; Mestre em Ciências da Educação na Universidad Autónoma de Asunción; Doutora Em Educação; 

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

RAMOS, K. L.; NOGUEIRA, E. M. L.; FRANCO, Z. G. E. Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 86–107, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4283. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4283. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos