Facebook como ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4275

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem. Enfermagem. Rede social.

Resumo

A Educação à Distância – EaD vem ganhando mais espaço no cenário brasileiro, entretanto ainda existem áreas que se mostram resistentes; uma das quais é a da Saúde. Assim, tem-se como objetivo: refletir sobre a contribuição da rede social Facebook, enquanto ambiente virtual de aprendizagem – AVA, na formação dos graduandos do curso de Enfermagem. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva, com a participação de graduandos de Enfermagem de instituição particular localizada no estado do Ceará, por meio de questionário online misto. Em relação às contribuições do Facebook como AVA, foram apontadas: a socialização e o estabelecimento de canal de comunicação. Os materiais que mais interessavam eram aqueles relacionados a temas abordados na disciplina e informes da professora, monitora ou colegas. Constata-se, pois, que o Facebook pode configurar-se como potencializador do processo de ensino e aprendizagem no curso de Enfermagem.

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Biografia do Autor

Márcia Jaínne Campelo Chaves, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Bacharelada em Enfermagem pela Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ. Especialista em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e em Educação a Distância: Fundamentos e Ferramentas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Elane da Silva Barbosa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA DE MOSSORÓ - FACENE/RN

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Bacharelada e Licenciada em Enfermagem pela UERN. Professora e Coordenadora Acadêmica da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN.

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Enfermeira, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Doutorado em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha. Atualmente é professor Assistente N da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina.

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Publicado

18/03/2020

Como Citar

CHAVES, M. J. C.; BARBOSA, E. da S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Facebook como ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 143–164, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4275. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4275. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos