Ensaio a partir dos territórios alternativos faxinalenses do centro-sul paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4269

Palavras-chave:

Multiculturalidade. Educação Social. Inteligência Cultural.

Resumo

A interconectividade de setores científicos é campo de grande interesse contemporâneo, sobretudo pela condição de busca paradigmática de aproximação com a complexidade. A partir das sociabilidades e acoplamentos de sistemas em comunidades rurais da região centro-sul do Paraná, apresenta-se este esforço em entender as relações do território com os atores destas comunidades. Pôde-se notar que a inteligência multicultural é derivada do espaço vivido e se relaciona sinergicamente com noções de educação social. Na (re)produção do território, são essenciais as práticas territoriais, a partir das relações comunitárias, favorecendo assim, o entendimento da formação dessas comunidades alternativas, chamadas Faxinais. O entendimento de que as formas de construção da inteligência coletiva gerenciam o modo de vida comunitário, pode ser estabelecida sob a ótica da Educação Social. A tônica da alternativa de modo de vida se mostra como elementos de importância singular para a afirmação da identidade, manutenção da cultura e procedimentos de educação.

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Biografia do Autor

Anderson Pedro Laurindo, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela ABRASCE (2011) e Filosofia e Sociologia para Educadores pelo ITDE (2013). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional de Arapoti ? FATI (2009); Licenciatura em Filosofia pela UNAR - Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2013). Foi professor de Sociologia, Filosofia, e Língua Espanhola na Associação de Ensino Colégio Positivo Arapoti, POSITIVO. Atuou também como professor de Língua Espanhola - Wizard de Arapoti, professor de Filosofia, Sociologia e Língua Espanhola da Associação de Ensino Colégio Colônia Holandesa e professor de Sociologia, Filosofia e Língua Espanhola - Colégio Objetivo de Jaguariaíva. Trabalhou como professor nos cursos de Administração, Direito e Pedagogia das Faculdades FATI e FAJAR, lecionando Comunicação Aplicada à Administração, Lógica Jurídica e Sociologia I e II. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Filosofia e Língua Espanhola, com ênfase nas três áreas. Trabalhou como Diretor Geral do Colégio Integração na cidade de Tibagi. Na Faculdades Ponta Grossa, trabalhou como Assessor Pedagógico, sendo responsável pela parte pedagógica da IES bem como de dois Colégios que pertencem à Streski Complexo Educacional - Colégio Ponta Grossa e Colégio Integração - também lecionou no curso de Tecnologia em Radiologia (Comunicação e Técnicas de Oratória). Dentro das Faculdades Ponta Grossa já trabalhou como Coordenador Geral de Gestão Acadêmica e pertenceu ao NDE do curso de Pedagogia, fez parte do grupo que compõe a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Instituição, Comissão Central de Vestibular (CCV), Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), dentre outras funções. Morou fora do país alguns anos, o que fez com que aperfeiçoasse seus conhecimentos na língua espanhola. Experiência com Projetos de Abertura de Colégios, Renovação, Credenciamento e Autorização. Elaborou o pedido de Reconhecimento dos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, no Colégio integração, bem como o pedido de Autorização e Reconhecimento do Ensino Médio e Curso Técnico em Enfermagem; deixou em andamento o projeto de pedido de Autorização dos Cursos Técnicos em Administração e Agronegócio para o Colégio. Elaborou o pedido de Credenciamento do Colégio Ponta Grossa; Autorização e Reconhecimento dos cursos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Ponta Grossa, deixou em andamento o pedido de autorização para os Cursos Técnicos em Design de Interiores, Agronegócio e Eletrotécnica. Está elaborando o pedido de autorização para ofertar nos colégios integração em Tibagi e Colégio Ponta Grossa. Experiência com visitas institucionais, de Autorização, Reconhecimento e Credenciamento de cursos pelo MEC. Pesquisas e Dissertação com ênfase em Interdisciplinaridade, podendo oferecer formação e capacitação na área. Pertence ao Grupo de Pesquisa INTERART. Membro do Corpo Editorial da "Texto e Contexto Editora". Atuou como Coordenador do Ensino Fundamental II e Professor no Ensino Médio, no Colégio Integração em Ponta Grossa e Professor Tutor no curso de Licenciatura em Pedagogia na UEPG. Atualmente é Assessor Pedagógico do Grupo Expoente; assessora professores e gestores nos estados da Bahia, Alagoas, Amazonas, Goias, Pará, Tocantins e algumas cidades do Paraná.

Tiago Augusto Barbosa, UEPG - Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010), Doutorado em andamento pela UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa

Antonio Liccardo, UEPG - Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (1990), mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (1999) e doutorado em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003).

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Publicado

18/03/2020

Como Citar

LAURINDO, A. P.; BARBOSA, T. A.; LICCARDO, A. Ensaio a partir dos territórios alternativos faxinalenses do centro-sul paranaense. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 132–142, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4269. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4269. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos