Administração provincial e instrução pública em Minas Gerais (1834-1850)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4253

Palavras-chave:

Presidência de Província. Legislação educacional. História da Educação.

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise acerca da instrução pública em Minas Gerais por meio de um estudo sobre os principais agentes que exerceram a presidência da Província, a partir da criação da Assembleia Legislativa Provincial, em 1834. Com base na prosopografia dos políticos que estiveram à frente da administração e da legislação provincial, estabelece diálogo com a História Política e da Educação, analisando as medidas legais voltadas para a organização e regulamentação da instrução na Província. No estudo das relações político-culturais estabelecidas na sociedade brasileira dos Oitocentos, destaca-se o papel fundamental das elites políticas que assumiram a tarefa de construção e de organização do Estado nacional, na qual prepondera a participação da instrução e da educação da mocidade, como uma das principais pautas convergentes do Legislativo e do Executivo provincial.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Nogueira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora do Departamento de Fundamentos Socio-Histórico e Filosófico da Educação - DFSHFE. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da FaE/UEMG. Pesquisadora da História da Educação. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da FaE/UEMG.

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Publicado

13/09/2019

Como Citar

NOGUEIRA, V. L. Administração provincial e instrução pública em Minas Gerais (1834-1850). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 15, p. 249–270, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4253. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4253. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos