Ensino religioso e as religiões afro-brasileiras: visões de um professor

Autores

  • Rusiane da Silva Torres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Guilherme Paiva de Carvalho Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN, UFERSA, IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4239

Palavras-chave:

Ensino Religioso. Diversidade religiosa. Laicidade. Religiões afro-brasileiras.

Resumo

Esse trabalho tem como finalidade analisar o Ensino Religioso perante as múltiplas religiões, tomando como objeto de análise uma escola pública, localizada no município de Apodi-RN. Diante do objetivo estabelecido, a investigação possui um caráter exploratório-explicativo, usando entrevista semiestruturada como técnica de pesquisa. A entrevista foi realizada com o professor da disciplina Ensino Religioso. Para iniciar as discussões acerca do componente curricular Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil, usaremos Passos (2006), além de documentos oficiais que regulam a educação, entre eles a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996). Candau (2008) dará contribuições para a compreensão do multiculturalismo presente na sociedade brasileira, enquanto Hall (1997) auxiliará a entender as identidades diante de sociedades heterogêneas. Para compreender a laicidade, traremos as ideias de Valente (2018). A partir da pesquisa foi possível perceber que na escola analisada o professor se detém a explicar a História das religiões de origem cristã, desconsiderando discussões aprofundadas acerca das religiões afro-brasileiras. A disciplina precisa adotar mecanismos para auxiliar no combate à intolerância e ao desrespeito às práticas religiosas.

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Biografia do Autor

Rusiane da Silva Torres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino -POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN).

Guilherme Paiva de Carvalho, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN, UFERSA, IFRN)

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN, UFERSA, IFRN)

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

TORRES, R. da S.; CARVALHO, G. P. de. Ensino religioso e as religiões afro-brasileiras: visões de um professor. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 173–189, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4239. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4239. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos