A Formação Inicial de Professores em Angola: percepções de Professores do ISCED de Cabinda e do Huambo

Autores

  • Helena Canhici Institutos Superiores de Ciências da Educação
  • Carlinda Leite Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
  • Preciosa Fernandes Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4212

Palavras-chave:

Formação inicial de professores. Angola. Modelos de formação de professores. Percepções de professores.

Resumo

O artigo analisa percepções de professores dos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda e do Huambo, em Angola, sobre características dos modelos de formação inicial de professores seguidos naquelas instituições. Essas percepções foram recolhidas através de inquérito por questionário com perguntas fechadas, numa escala de Likert. As respostas dos 107 professores foram tratadas por uma estatística simples, com apoio do programa SPSS, e os discursos relativos à pergunta aberta foram analisadas pela técnica da análise conteúdo. Os resultados apontam para o reconhecimento de que os modelos seguidos potenciam nos futuros professores a capacidade de refletir sobre os problemas sociais e educacionais do país embora precisem de se reorganizar de modo a responder aos desafios que se colocam neste século XXI. Segundo os professores inquiridos é importante a formação integrar componentes teóricas e práticas, promover o desenvolvimento de competências pedagógicas e científicas, e proporcionar aos estudantes, futuros professores, contato com atividades de iniciação à investigação científica e de extensão universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Canhici, Institutos Superiores de Ciências da Educação

Professora no ISCED de Cabinda, Doutoranda na Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal.

Carlinda Leite, Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Professora Catedrática na Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, doutora em Educação, Membro do CIIE.

Preciosa Fernandes, Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Professora na Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, doutora em Educação, Membro do CIIE.

Downloads

Publicado

10/05/2019

Como Citar

CANHICI, H.; LEITE, C.; FERNANDES, P. A Formação Inicial de Professores em Angola: percepções de Professores do ISCED de Cabinda e do Huambo. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 37–68, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4212. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4212. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos