Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4175

Palavras-chave:

Laboratórios Virtuais. Laboratórios Remotos. Ensino de Física.

Resumo

Esta investigação teve por principal objetivo analisar, a partir de uma revisão sistemática de literatura, pesquisas com foco no uso de laboratórios de ensino de Física mediados por interfaces digitais. Baseou-se num inventário de estudos publicados entre 2005 e 2015 que considerou: teses e dissertações defendidas, oriundas dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Ensino, reconhecidos pela Capes; artigos publicados nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; e artigos publicados em revistas qualis com foco no ensino de Ciências/Física avaliadas nas áreas de Educação e Ensino. Constatou-se que tais laboratórios podem favorecer experiências de ensino e pesquisa que transcendem as impossibilidades do espaço-tempo dos laboratórios tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca

É Licenciado em Física (2008/UFAL), Especialista em Mídias na Educação (2010/UFAL), Mestre (2010/UFAL) e Doutor em Educação (2016/UFAL). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL e líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS). Desenvolve estudos nas seguintes linhas de pesquisa: Diversidade sexual, de gênero e questões étnico raciais na cultura digital; e Prática pedagógica mediada por tecnologias da informação e comunicação

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas - Centro de Educação

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. 

Referências

AMORIM, H. S. et al. Sensores digitais de temperatura com tecnologia one-wire: Um exemplo de aplicação didática na área de condução térmica. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 37, n. 4, p. 4310-1-4310-9, 2015.

ÁVILA, B. et al. Implementação de laboratórios virtuais no metaverso OpenSim. RENOTE, v. 11, n. 1, 2013.

BEZERRA JUNIOR, A. G. et al. Utilização de TIC para o estudo do movimento parabólico. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 20, 2013, São Paulo. Anais... São Paulo, 2013.

BEZERRA JUNIOR, A. G. et al.. Videoanálise com o software livre tracker no laboratório didático de Física: movimento parabólico e segunda lei de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. Especial 1, p. 469-490, set. 2012.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Laboratórios baseados na internet: desenvolvimento de um laboratório virtual de química na plataforma Moodle. Dissertação (Mestrado em Educação Multimídia) - Universidade do Porto, 2007.

CALVO, I. et al. Laboratorios remotos y virtuales en enseñanzas técnicas y científicas. Ikastorratza e-Revista de didáctica, n. 3, 2008.

CARDOSO, D. C.; TAKAHASHI, E. K. Experimentação remota em atividades de ensino formal: um estudo a partir de periódicos qualis A. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 3, 2011.

CATELLI, F. et al. Um estudo de cinemática com câmara digital. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 1, 2010.

CAVALCANTE, M. A. et al. Potencialidades do arduino na aprendizagem por projetos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 20, 2013. São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2013.

COVERLONI, E. P. et al. Utilização de máquina fotográfica digital (multi-burst) para aulas experimentais de cinemática - queda livre. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 3, 2009.

CULZONI, C. M. et al. Enseñanza de la Física mediada por tecnologías: diseño con laboratorios remotos. Revista Argentina de Enseñanza de la Ingeniería, v. 1, n. 1, 2012.

CULZONI, C. M.; CATALÁN, L. Evaluación del diseño didáctico de una propuesta para el aprendizaje de la Física utilizando un laboratorio remoto desde un aula virtual. Revista Científica Electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, Granada-España, v, 2, n. 13, jul./dic. 2013.

DIAS, G. A. et al. Práticas experimentais em um curso de Física EaD. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11, 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2014.

FALCÃO, E. de L.; MACHADO, L. S. Um laboratório virtual tridimensional e interativo para suporte ao ensino de Física. In: WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 16, 2010, Belo Horizonte. Proceedings... Belo Horizonte, 2010.

FAUNDEZ, C. A et al. Laboratorio virtual para la unidad tierra y universo como parte de la formación universitaria de docentes de Ciencias. Formação Universitária, v. 7, n. 3, p. 33-40, 2014.

FERREIRA, J. C. A produção de vídeos no ensino de ciências: o professor-autor e as tecnologias digitais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS TIC NA EDUCAÇÃO, 3, 2014, Lisboa. Anais... Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 742-747.

FIGUEIRA, J. S. Movimento browniano: uma proposta do uso das novas tecnologias no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, 2011.

FONSECA, M. et al. O laboratório virtual: uma atividade baseada em experimentos para o ensino de mecânica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, p. 4503-1-4503-10, 2013.

FORTE, C. et al. Implementação de laboratórios virtuais em realidade aumentada para educação à distância. In: WORKSHOP DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA, 5, 2008, São Paulo. Proceedings... São Paulo, 2008. p. 1-8.

GELIZ, F. R. et al. Objeto virtual de aprendizaje para la enseñanza de la química del carbono soportado en dispositivos móviles y realidad aumentada. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA, 14, 2013, Medellín. Anais… Medellín, 2013.

GREIS, L. K. et al. Um simulador de fenômenos físicos para mundos virtuais. RELATEC - Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 10, n. 1, 2011.

GUAITA, R. I.; GONÇALVES, F. P. A experimentação na educação a distância: reflexões para a formação de professores de ciências da natureza. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11, 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2014.

GUILLERMO, O. E. et al. Laboratório virtual e aprendizagem: uma experiência em mecânica dos fluidos na engenharia. In: TISE 2014, NUEVAS IDEAS EM INFORMÁTICA EDUCATIVA; CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 18, 2013, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2013. p. 684-687.

HEIDEMANN, L. A. et al. Ciclos de modelagem: uma proposta para integrar atividades baseadas em simulações computacionais e atividades experimentais no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2 (Especial), p. 965-1007, out. 2012.

JESUS, V. L.; SASAKI, D. G. O experimento didático do lançamento horizontal de uma esfera: um estudo por videoanálise. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, 2015.

JIMÉNEZ-CASTILLO, G. et al. Desarrollo de un entorno personal de aprendizaje basado en un laboratorio remoto para el estudio de instrumentación electrónica. In. TICAI 2013-2014, Universidade do Vigo: IEEE, Espanha, 2014. p. 91-100.

LENZ, Jorge A. et al. O gerador de ondas estacionárias em cordas com o uso de tecnologias livres. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 19, 2011, Manaus. Anais... Manaus, 2011.

LONGHINI, M. D.; MENEZES, L. D. Objeto virtual de aprendizagem no ensino de Astronomia: algumas situações problemas propostas a partir do software Stellarium. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 3: p. 433-448, dez. 2010.

MERINO, V. et al. Laboratorio Virtual: una alternativa a la educación teórica. Anais… XVIII CONGRESO INTERNACIONAL EDUTEC "Educación y Tecnología desde una visión Transformadora", 28, 2015, Ecuador. Anais… Ecuador, 2015.

MOLISANI, Elio et al. Arduino e ferramentas da web 2.0 no ensino de Física: um exemplo de aplicação em aulas de óptica. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 19, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo, 2011.

MONTEIRO, M. A. et al. Protótipo de uma atividade experimental o estudo da cinemática realizada remotamente. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 1, p. 191-208, abr. 2013.

MONTOYA, J. C.; HERNÁNDEZ, T. O. Plataforma web para acceso remoto a instrumentación física avanzada: diseño e implementación. Revista Universidad EAFIT, v. 46; n. 160, p. 36-47, 2010.

OLIVEIRA, L. P. et al. Divulgando e ensinando análise de vídeo em sala de aula: experimentos de mecânica com o software Tracker. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 19, 2011, Manaus. Anais... Manaus, 2011.

PASTORINO, L. et al. Realidade aumentada e objetos de aprendizagem no ensino de Física. Revista Realidade Virtual, v. 1, n. 2, p. 2, 2008.

PEREIRA, M. V. et. al. Demonstrações experimentais de Física em formato audiovisual produzidas por alunos do ensino médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 3, p. 676-692, dez. 2011.

PEREIRA, M. V.; BARROS, S. de S. Análise da produção de vídeos por estudantes como uma estratégia alternativa de laboratório de física no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 4, 2010.

PEREIRA, O. C. et al. Software de efeito estroboscópico por superposição de frames de videoclipes aplicada no ensino de cinemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 267-282, ago. 2012.

PÉREZ, J. L. S. et al. Analisis del uso de los laboratorios basados en video. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA, 6, 2005, México. Anais… México, 2005.

RAMOS, A.; et al. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17–36, 2014

SCHLEMMER, E. Laboratórios digitais virtuais em 3D: anatomia humana em metaverso, uma proposta em imersive learning. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 2119- 2157, out./dez. 2014.

SIEVERS JUNIOR, F. et al. Simulação do ambiente WebLab – um laboratório de acesso remoto educacional através de redes de Petri coloridas. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 22, 2011, Aracaju. Anais... Aracaju, 2011.

SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. Levantamento de dados acerca do tema “experimentação mediada por interfaces digitais” (2005 - 2015). Paidéi@, v. 10, p. 1-25, 2018.

SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. Contribuições didáticas da produção e compartilhamento de vídeos em aulas de Física. # Tear - Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 2, n. 1, 2013.

SIMÃO, J. P. et al. Utilização de experimentação remota móvel no ensino médio. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11 n. 1, p. 1-11, jul. 2013.

SIMÕES JUNIOR. F. et al. Física de plasma espacial utilizando simulação computacional de partículas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 2011.

SISMANOGLU, B. N. et al. A utilização da filmadora digital para o estudo do movimento dos corpos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 1, 2009.

SOUZA, A. R. et al. A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 2011.

SOUZA, A. R.; AGUIAR, C. E. Ondas, barcos e o Google Earth. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 12, 2010, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia, 2010.

TEIXEIRA, C. A. aprendizagem por meio de operação remota de equipamento científico. LITTO F. M.; FORMIGA M. (Org.) Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Pearson Education. 2009.

VIEIRA, L. P.; LARA, V. Macrofotografia com um tablet: aplicações ao ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, 2013.

VITELA, A. et al. Laboratorio virtual de óptica. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA, 7, 2006, Bilbao. Anais… Bilbao, 2006.

Downloads

Publicado

18/03/2020

Como Citar

SILVA, I. P. da; MERCADO, L. P. L. Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 3–22, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4175. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4175. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos