Contemporaneidade e identidade: um caminho para a educação artística no ensino básico

Autores

  • Carla Sofia Prata Ramos Pereira Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4156

Palavras-chave:

Arte Contemporânea. Identidade. Educação Artística.

Resumo

Acreditando que a relação com a arte constitui um precioso auxílio para o processo educativo, na medida em que proporciona experiências promotoras de criatividade, flexibilidade e iniciativa, reflexão crítica e perceção, este estudo desenvolve-se no sentido de encontrar alguns caminhos para que a disciplina de Educação Visual se torne um melhor veículo da educação artística, para as artes plásticas, no ensino básico. Trata-se de um estudo empírico, uma Investigação-Ação que tem como finalidade melhorar uma situação educativa concreta, inovando e estimulando o processo de ensino-aprendizagem, no sentido de aproximar os alunos da arte, e da arte contemporânea em particular, proporcionando-lhes todos os benefícios colaterais desse contacto. Os dados apurados permitiram-nos concluir que as estratégias de contacto direto com a arte, a realização de exercícios de agilização do pensamento criativo e a abordagem de conteúdos relacionados com as artes plásticas e arte contemporânea, a par da realização de experiências de produção plástica, proporcionaram o aumento dos níveis de literacia em artes plásticas, promovendo os conhecimentos sobre arte contemporânea e o desenvolvimento do potencial criativo. A apreciação estética estimulou a capacidade de observação, interpretação e sentido crítico, destes alunos, contribuindo para um melhor entendimento das manifestações artísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Sofia Prata Ramos Pereira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutora em Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8015-4872. E-mail: pereira.carla@campus.ul.pt

Downloads

Publicado

10/05/2019

Como Citar

PEREIRA, C. S. P. R. Contemporaneidade e identidade: um caminho para a educação artística no ensino básico. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 3–22, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4156. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4156. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos