Escola e democracia: a dimensão pedagógica do conselho escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4147

Palavras-chave:

Gestão Democrática. Conselhos Escolares. Dimensão Pedagógica.

Resumo

Este texto é um recorte de um estudo que trata da gestão democrática da educação pública. Seu objetivo é analisar a atuação do Conselho Escolar em relação às questões pedagógicas colocadas em pauta e deliberadas pelo colegiado de uma escola pública municipal sob a ótica da democracia participativa. É uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, no entretempo de 2009 a 2017. Os documentos analisados foram o Projeto Político Pedagógico e Atas de reuniões do Conselho Escolar referentes aos biênios de cada mandato. As análises deste estudo indicam que esse Conselho Escolar procurou se constituir em um canal de participação da sociedade civil nos processos decisório, possibilitando a articulação de argumentos e opiniões diferenciadas sobre as questões tratadas na organização do trabalho pedagógico da escola estudada e que procurou discutir, definir e acompanhar as práticas políticas, pedagógicas e administrativas da escola, dentro dos limites de suas possibilidades de atuação

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Biografia do Autor

Solange Jarcem Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Faculdade de Educação da UFMS. Drª em Educação. Atua nos cursos de Licenciatura da Faculdade de Educação e no Programa de Pós Graduação em Educação/PPGEdu. Areas: Políticas Públicas, Gestão, Financiamento e Políticas de  Valorizaçãoa de Professores da Educação Básica.

Aureotilde Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Mestre da Faculdade de Educação/UFMS. Atua nas áreas de gestão da educação, currículo estágios e práticas pedagógicas.

Pamela Roberta Ferreira, Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela UFMS. Professora da Educação Básica. Participa do Grupo de Pesquisa NAGE/UFMS.

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Publicado

27/05/2020

Como Citar

FERNANDES, S. J.; MONTEIRO, A.; FERREIRA, P. R. Escola e democracia: a dimensão pedagógica do conselho escolar. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 395–414, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4147. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4147. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos