O ensino do dogma central da biologia molecular: dificuldades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4142Palavras-chave:
Ensino da genética. Dogma Central da Biologia. Modelos didáticos.Resumo
A questão do ensino e aprendizagem do Dogma Central da Biologia Molecular é extremamente complexa, pois exige do aluno um aporte teórico e um grau de abstração que vai além daquele que o mesmo está acostumado. A pesquisa objetivou analisar que metodologias alternativas colaboram efetivamente para o ensino e aprendizagem do Dogma Central para os alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Amazonas, em duas turmas do 2º ano do ensino médio, que foram divididas em dois grupos, sendo uma turma para a aplicação dos modelos alternativos e a outra, não. Em relação à utilização dos materiais facilitadores foi observado que são de grande relevância, pois tornam essas aulas mais compreendidas e dinâmicas, sendo isso percebido através do instrumento de avaliação aplicado nessa pesquisa. Portanto, cabe ao professor, enquanto agente mediador do conhecimento, desenvolver habilidades para identificar as diferentes formas de aprender dos seus alunos e adaptar suas metodologias a fim de levá-los a uma aprendizagem, de fato, relevante, tornando o processo de ensinar e aprender muito mais dinâmico e prazeroso, principalmente, em se tratando de um tema complexo como o Dogma Central.Downloads
Referências
ALMEIDA, J.M.S. Construindo a célula animal em sala de aula. In: Anais II Encontro Regional de Ensino de Biologia, Niterói, 2003.
AMABIS, J.P.; MARTHO, G.R. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo: Moderna, 1990.
ANASTASIOU, L. G. C; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2004.
BELTRAMINI, L.M.; ARAÚJO, A. P.; OLIVEIRA, T. H.; SANTOS, A.L.D.; SILVA, A. R.; SANTOS, N. F. A new three-dimensional educational model kit for building DNA and RNA molecules: development and evaluation. Biochem. Mol. Biol. Educ. v. 34, n.3, p. 187-193, 2006.
BRANDÃO, C. R. Participar-pesquisar. In: BRANDÃO, C. R. (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1998.
BREDA, T. V.; PICANÇO, J. L. A educação ambiental a partir de jogos: aprendendo de forma prazerosa e espontânea. In: SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSDISCIPLINARIDADE, Goiânia. Anais. Goiânia: NUPEAT, 2011.
BROWN, T. A. Genética: um enfoque molecular. Rio de Janeiro: G. Koogan, 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.
GRIFFITHS, A. J. F.; WESSLER, S. R.; LEWONTIN, R. C.; CARROLL, S. B. Introdução à genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
MANZINI, E. J. Análise de artigos da Revista Brasileira de Educação Especial (1992-2002).Revista Brasileira de Educação Especial. v. 9, n. 1, p. 13-23, 2003.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, L.A.P. Bateson e o programa de pesquisa mendeliano. Episteme. Filosofia e História da Ciências em Revista, n. 14, p. 27- 55, 2002.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA, M. J.; GALUCH, M. T. B. Mediação pedagógica e a formação de conceitos científicos sobre hereditariedade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 1, p. 109-132, 2011.
PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA, M. J.; GALUCH, M. T. B.; MOREIRA, A. L. O. R.; RIBEIRO, A. C. RIBEIRO. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n.2, p. 299-309. 2007.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
ROSA, C. A. de P. História da ciência: a ciência e o triunfo do pensamento científico no mundo contemporâneo. Brasília: FUNAG, 2012.
SNUSTAD, D.P.; SIMMONS, M.J. Fundamentos de genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).