A literatura de Clarice Lispector como instrumento de subjetivação em aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • Leandro Aparecido Fonseca Universidade Federal de Rondônia
  • Juracy Machado Pacífico Universidade Federal de Rondônia http://orcid.org/0000-0003-0486-874X
  • Elaine Rodrigues Nichio Instituto Federal de Rondônia - IFRO
  • Ana Maria de Lima Souza

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4127

Palavras-chave:

Literatura. Clarice Lispector. Subjetividade.

Resumo

O artigo destaca a subjetivação presente nos textos de Clarice Lispector como instrumento que possibilita o leitor/leitora-aluno/aluna adentrar-se nas camadas mais profundas do texto e com isso alcançar o caráter humanizador proveniente da arte literária. A partir dos estudos das obras “A paixão segundo G.H” e “Água Viva” foram produzidas análises que buscaram, por meio da construção das personagens, apresentar reflexões que possibilitem o trabalho em sala de aula considerando o aluno/aluna-sujeito em sua dimensão existencial, espiritual e intimista. O texto evidencia que a literatura de Lispector é para o professor e professora de língua portuguesa uma ferramenta de transformação do aluno e aluna, pois possibilita a formação humana, por meio de uma abordagem que une os conhecimentos de  arte,  filosofia, sociologia e  psicologia.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Aparecido Fonseca, Universidade Federal de Rondônia

Professor do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED.  Mestre em Psicologia (UNIR). Analista processual na especialidade de psicologia - Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia

Professora UNIR

Elaine Rodrigues Nichio, Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Professora de Literatura do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Mestranda em Educação Escolar (UNIR)

Ana Maria de Lima Souza

Professora da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). E-mail: ana26souza@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/03/2019

Como Citar

FONSECA, L. A.; PACÍFICO, J. M.; NICHIO, E. R.; SOUZA, A. M. de L. A literatura de Clarice Lispector como instrumento de subjetivação em aulas de Língua Portuguesa. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 114–127, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4127. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4127. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos