A literatura de Clarice Lispector como instrumento de subjetivação em aulas de Língua Portuguesa

Leandro Aparecido Fonseca, Juracy Machado Pacífico, Elaine Rodrigues Nichio, Ana Maria de Lima Souza

Resumo


O artigo destaca a subjetivação presente nos textos de Clarice Lispector como instrumento que possibilita o leitor/leitora-aluno/aluna adentrar-se nas camadas mais profundas do texto e com isso alcançar o caráter humanizador proveniente da arte literária. A partir dos estudos das obras “A paixão segundo G.H” e “Água Viva” foram produzidas análises que buscaram, por meio da construção das personagens, apresentar reflexões que possibilitem o trabalho em sala de aula considerando o aluno/aluna-sujeito em sua dimensão existencial, espiritual e intimista. O texto evidencia que a literatura de Lispector é para o professor e professora de língua portuguesa uma ferramenta de transformação do aluno e aluna, pois possibilita a formação humana, por meio de uma abordagem que une os conhecimentos de  arte,  filosofia, sociologia e  psicologia.  


Palavras-chave


Literatura. Clarice Lispector. Subjetividade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4127



Direitos autorais 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.