Docência para educação profissional e tecnológica: aproximando diálogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4101

Palavras-chave:

Formação docente. Educação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais.

Resumo

Na sociedade atual se verifica uma forte influência de potências mundiais e, com isso, o trabalho, especialmente docente, na Educação Profissional e Tecnológica, encontra-se bastante fragilizado, por isso este artigo, propõe-se a aproximar alguns diálogos de importantes pesquisadores dessa área de atuação para apontar possíveis caminhos de formação docente com o intuito de se pensar a efetivação de um projeto que se consolide na especificidade da EPT. Para este estudo utiliza-se de uma revisão bibliográfica, dialogando com Moura(2008), Araújo(2008) e Machado (2008) que têm contribuído com seus estudos para que as práticas de formação de professores na EPT sejam repensadas e novas alternativas apontadas. O caminho para tais reflexões constrói-se com base em dois questionamentos: há especificidades na formação docente da EPT? E, como formar professores para a EPT, dadas as características desta modalidade de ensino e o compromisso com a classe trabalhadora? Os resultados dessas discussões apontam para uma formação docente que considere a especificidade da EPT. No entanto, quanto às propostas de como melhor proporcionar essa formação, ainda é um campo que requer muita discussão e aprimoramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliete Alves dos Santos Linkowski, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Canoinhas

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória; especialista em Metodologias aplicadas à educação, pela Faculdade Internacional de Curitiba-PR; Mestre em  Educação Profissional pelo IFSC. Tem experiência em coordenadoria pedagógica e em Gestão Escolar. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, no câmpus Canoinhas.

Luciane da Costa Campolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Caçador

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Contestado. Tem formação em Língua Espanhola também, como complementação do curso de Letras pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catariana ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Possui Especialização nas seguintes áreas: 1. Metodologia do Ensino aprendizagem da Língua Inglesa no Processo Educativo - Faculdade de Educação São Luis. 2. Lingua Portuguesa e Comunicação - UnC (Universidade do Contestado). 3. Tecnologia em Educação - PUC- Rio . Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSC. Tem experiência  como professora de Língua Portuguesa e Inglesa no Ensino Fundamental, séries final e no Ensino Médio. Atualmente atua no IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Caçador como Técnica em Assuntos Educacionais, atuando na Coordenadoria Pedagógica.

Gislene Miotto Catolino Raymundo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - CERFEAD

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1990); Mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1998); Doutorado em Educação: Currículo - PUC- SP (2011). É professora do Instituto Federal de Santa Catarina no Centro de Referência em Formação e EaD. Integrante do grupo de pesquisa:Gerações: Grupo de estudos e pesquisas sobre os sujeitos da Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência como professora e coordenadora de ensino na modalidade presencial e a distância. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis), pelo Ministério da Educação, para atos regulatórios institucionais, e também, atos regulatórios de curso e credenciamento na modalidade presencial e a distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, avaliação, formação de professores, novas tecnologias, aprendizagem e ead.

Referências

ALLAIN, Olivier; WOLLINGER, Paulo Roberto; MORAES, Gustavo Henrique. Livro Didático: Capítulo 1 - Conceitos básicos para uma Epistemologia da EPT. 2017. Disponível em: https://webmail.ifsc.edu.br/service/home/~/?auth=co&loc=pt_BR&id=84467&part=2. Acesso em: 15 de março 2019.

ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação. 2. ed. São Paulo, Moderna, 1996.

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica: Por uma pedagogia integradora da Educação. Trabalho & Educação, v.17, n. 2, maio/jan/ago. 2008.

BARREIRO, Iraíde Marque de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BARROS, Rejane Menezes. Formação e docência de professores bacharéis na Educação Profissional no IFRN: uma interface dialógica emancipatória. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal RN, 2016.

BAUMAN, Zygmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho e educação: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Revista Perspectiva, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan/jun. 2001

IFSC. INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. PDI – Projeto de Desenvolvimento Institucional do IFSC (2015 – 2019). Disponível em: https://pdi.ifsc.edu.br/. Acesso em: 01 de novembro 2017.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, jun. 2008. Brasília: MEC, SETEC, 2008.

MARX, Karl. O capital. 7 ed. São Paulo: Difel, 1982. In: Plataforma Nilo Peçanha - Disponível em: http://plataformanilopecanha.org. Acesso em: 21 de junho 2018.

MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiro Rodrigues. Aprendizagem profissional de docência: saberes, contextos e práticas. São Carlos: EdUFSCAR, 2002.

MOURA, Henrique Dante. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2008.

PACHECO, E (org.). Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

RAMOS, Leonardo Roberto da Silva. Relação entre educação e trabalho na busca da dignidade humana a partir do pensamento de István Mészáros. Problemata: R. Intern. Fil. v. 8. n. 1, p. 259-270, 2017.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n. 34, jan./abr. 2007.

Downloads

Publicado

27/05/2020

Como Citar

LINKOWSKI, J. A. dos S.; CAMPOLIN, L. da C.; RAYMUNDO, G. M. C. Docência para educação profissional e tecnológica: aproximando diálogos. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 300–314, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4101. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4101. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos