Formação docente e jogos digitais no ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4100

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Jogos digitais. Gamificação. Ensino de Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que teve como objetivo a realização de um levantamento do que tem sido pesquisado sobre a formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental acerca das novas tecnologias, jogos digitais e o ensino de matemática usando estratégias de gamificação, visando trazer à luz o caminhar das pesquisas no que diz respeito a objetivos, metodologias e os resultados das produções acadêmicas recentes, acerca da questão norteadora. Para isso, foi realizada uma análise nos resumos de dissertações e teses tendo como fonte de pesquisa as publicações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e das comunicações científicas publicadas nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Matemática (ENEM) no período de 2013 a 2018. Os resultados apontam contribuições significativas dos cursos de formação sobre as novas tecnologias e o ensino de matemática no desenvolvimento da prática pedagógica docente, além da necessidade de estudos sobre a formação de professores quanto ao uso de jogos digitais e estratégias de gamificação no ensino de matemática, principalmente por meio dos dispositivos móveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio da Silva Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2010), Graduação em Matemática pela Universidade do Tocantins (2011) e Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Matemática e Física UNINTER (2012). Professor de Matemática da Prefeitura Municipal de Barra do Choça. Atualmente é Aluno regular no Curso de Pós-graduação em Nível de Mestrado Acadêmico em Ensino na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e membro do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática.

Claudinei de Camargo Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (1988), em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, FCLPAA (1990), e especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras, UFLA (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (1995), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2008), em 2010 realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro; em 2016 realizou estágio de pós-doutoramento na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges/França. Lecionou em instituições de ensino fundamental, médio e superior. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trabalha nos cursos de Matemática, Pedagogia e orienta dissertações de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Atualmente é membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na Bahia, SBEM/Ba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Educação a Distância; atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem da Matemática, História do Ensino da Matemática, Tecnologia Informática e Formação de Professores.

Referências

ALCÂNTARA, L. A. G. A trajetória de desenvolvimento do professor na utilização de tecnologias nas aulas de matemática em um contexto de formação continuada. 2015. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) - Centro Universitário Univates, Lajeado, 2015.

BRITO, A. S. A utilização dos jogos digitais na formação inicial de professores que ensinam matemática no ensino fundamental. Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo SP. 2016.

CARDOSO, V. C. et al. Percepção de professores sobre o uso de jogos digitais educativos em aulas de matemática. Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, PR. 2013.

COSTA, F. A. et al. (coord.). Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Carnaxide: Santillana, 2012.

CRUZ, Alenice Ferreira; RIBEIRO, Elisangela Soares; SANTANA, Irani Parolin; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. Rede social: potencialidades do Facebook para a educação presencial da Licenciatura em Pedagogia. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 1, n. 1, p. 39-55, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/index. e-ISSN: 2359-2087. Acessado em: 12 de abril 2018.

FALSARELLA, A. M. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas: Autores Associados, 2004.

FARDO, Marcelo L. A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação). 2013. 106 f. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Caxias do Sul, 2013.

FARIAS, Fábio Douglas. Uso de softwares educativos para o ensino de matemática: contribuições de um processo de formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

KAPP, K. The gamification of learning and instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. Pfeiffer, 2012. Disponível em: https://goo.gl/Wu8JUI. Acessado em abril. 2018.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What Is Technological Content Knowledge? Contemporary issues in technology and teacher education (CITE), [S. l.], v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MACHADO, J. L. A. A BNCC e a formação de professores. Planeta Educação, 2018. Disponível em: https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/formacao-continuada/a/78/a-bncc-e-a-formacao-de-professores. Acesso em: 02 de julho 2018.

MARTINS, O. B; MASCHIO, E. C. F. Revista Electrónica: Actualidades Investigativas en Educación, v. 14, n. 3, p. 1-21, set./dic. 2014.

MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999.

MULLER, Maria Cândida; CARVALHO, Dione Lucchesi de. Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 1, n. 2, p. 17-29, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/index. e-ISSN: 2359-2087. Acesso em: 12 de outubro 2018.

OLIVEIRA, V. L. P. Vivenciando objetos de aprendizagem na perspectiva da aprendizagem significativa: análise de uma formação continuada desenvolvida com um grupo de professores de matemática de Ipatinga (MG). 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, 2013.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. PISA 2018 Results (Volume I): Excellence and Equity in Education. Paris: OECD, 2019. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/pisa-2018-results-volume-i_5f07c754-en. Acesso em: 10 de dezembro 2019.

PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac-SP, 2012.

RIBEIRO, E. S. O uso do Software de Autoria Visual Class na formação continuada de professores: uma proposta para o ensino da matemática nos anos iniciais. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2017.

SCHALL, V. T.; MODENA, C. M. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação em Saúde. In: Críticas e Atuantes: ciências sociais e humanas em saúde na América Latina. 708p, 2005.

SILVA, H.W. Breve análise da pesquisa com jogos digitais no ensino de matemática. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo SP. 2016.

SOARES, M. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.

UNESCO. Os desafios do ensino de matemática na educação básica. Brasília:

UNESCO; São Carlos: EdUFSCar, 2016.

WEISS, A. M. L. et al. A informática e os problemas escolares de aprendizagem. 3. ed. Dp&a, São Paulo, 2001.

WEIZENMANN, C. E. Alfabetização digital mediada por tablets para crianças e adolescentes em tratamento oncológico. 2015 Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria RS. 2015.

Downloads

Publicado

27/05/2020

Como Citar

BRITO, C. da S.; SANT’ANA, C. de C. Formação docente e jogos digitais no ensino de matemática. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 415–434, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4100. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4100. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos