Neurociências na formação continuada de docentes da pré-escola: lacunas e diálogos
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4060Palavras-chave:
Neurociências. Formação continuada. Pré-Escola.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada de um grupo de docentes da Pré-Escola da Rede Municipal de Educação de Farroupilha/RS. A pesquisa tem por objetivo levantar os saberes prévios das participantes sobre as relações entre funcionamento cerebral, desenvolvimento infantil, ambiente, estímulos, emoções e aprendizagem das crianças de zero aos seis anos de idade, período da vida denominado de Primeira Infância. As docentes participaram de encontros de formação no qual foram expostas aos conhecimentos atuais das Neurociências, desenvolvimento infantil e Educação, buscando estabelecer interlocuções entre conhecimentos científicos e prática pedagógica. O referencial teórico está embasado em autores de áreas relacionadas às Neurociências e Educação, como Lent (2001), Herculano-Houzel (2009), Carvalho (2011), Cosenza e Guerra (2011) e Oliveira (2015). Considerando as especificidades e o impacto dessa faixa etária para o desenvolvimento humano, a pesquisa aponta para a relevância da formação continuada na qualificação docente, por ter sido observado que esta promoveu esclarecimentos e fomentou a aproximação do conhecimento científico à docência.
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