Neurociências na formação continuada de docentes da pré-escola: lacunas e diálogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4060

Palavras-chave:

Neurociências. Formação continuada. Pré-Escola.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada de um grupo de docentes da Pré-Escola da Rede Municipal de Educação de Farroupilha/RS. A pesquisa tem por objetivo levantar os saberes prévios das participantes sobre as relações entre funcionamento cerebral, desenvolvimento infantil, ambiente, estímulos, emoções e aprendizagem das crianças de zero aos seis anos de idade, período da vida denominado de Primeira Infância. As docentes participaram de encontros de formação no qual foram expostas aos conhecimentos atuais das Neurociências, desenvolvimento infantil e Educação, buscando estabelecer interlocuções entre conhecimentos científicos e prática pedagógica. O referencial teórico está embasado em autores de áreas relacionadas às Neurociências e Educação, como Lent (2001), Herculano-Houzel (2009), Carvalho (2011), Cosenza e Guerra (2011) e Oliveira (2015). Considerando as especificidades e o impacto dessa faixa etária para o desenvolvimento humano, a pesquisa aponta para a relevância da formação continuada na qualificação docente, por ter sido observado que esta promoveu esclarecimentos e fomentou a aproximação do conhecimento científico à docência.

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Biografia do Autor

Livia Crespi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde desenvolve pesquisas sobre a relação entre as Neurociências, a formação e a prática pedagógica do docente da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2012) e especialização em Gestão Escolar (2015) pela Universidade Positivo. Atualmente cursa especialização em Neuroeducação e Primeira Infância junto a Universidade de Pernambuco - UPE e Instituto Cerebrum. Leciona para o curso de pós-graduação em Neurociências na Faculdade São Marcos de Caxias do Sul/RS e também leciona para séries iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Santa Rosa de Carlos Barbosa/RS, tendo experiência nas áreas de Educação, Alfabetização, Ensino de Língua Inglesa, processos de Ensino e Aprendizagem e Formação Docente.

Deisi Noro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda (2017) e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016), Especialista em Administração e Supervisão Escolar (2003), Bacharela e Licenciada em Ciências - Habilitação em Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (1993). Professora da Rede Pública Municipal de Farroupilha (desde 1987), Presidente do Conselho Municipal de Educação (desde 2013) e Coordenadora-geral do Fórum Municipal de Educação de Farroupilha (desde 2014).

Márcia Finimundi Nóbile, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação em Ciências (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2012). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2008). Licenciatura Plena em Ciências: Habilitação Matemática e Ciências (Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2005). Bacharel em Administração de Empresas (Centro de Ensino Superior de Farroupilha, CESF, 2001). Sistemas de Informação (Centro de Ensino Superior de Farroupilha, CESF, interrompido em 2002). Professora de Ensino Fundamental da rede municipal de Farroupilha/RS (desde 2006). Supervisora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha/RS (desde 2013). Coordenadora Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de Farroupilha/RS (2013 a 2016). Membro do Conselho Municipal de Educação de Farroupilha/RS e do Meio Ambiente (desde 2016). Tutora do Programa Formação pela Escola. Professora e orientadora colaboradora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Vágner Peruzzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Apaixonado que sou pela arte de educar, conclui em 2005 o Magistério (modalidade NORMAL ENS. MÉDIO) no Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles em Bento Gonçalves. Logo Iniciei a Licenciatura em Educação Física na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e a Licenciatura em Pedagogia - Habilitação Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Ao concluir as graduações, iniciei uma Especialização em Educação Física Escolar. Com a demanda contemporânea do atendimento educacional à crianças com deficiência, busquei a Especialização em Atendimento Educacional Especializado - Inclusão. Conclui em 2015 o Mestrado em Educação em ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em fevereiro de 2016 iniciei o doutorado em Educação em Ciência que me instiga a pesquisar em especial Políticas de ampliação da jornada escolar. Atualmente, pela parte da manhã, sou coordenador pedagógico, no município de Farroupilha. A tarde, sou professor de área II (Educação Física) do município de Caxias do Sul. Atuo como professor de nível superior na Faculdade Cenecista e Anhanguera junto a área psicomotora, déficit de aprendizagens e supervisão de estágios curriculares. Sou professor da Pós-Graduação em Docência da Ed. Infantil na Faculdade La Salle. Ministro workshop, talk show e oficinas na Serra Gaúcha, acerca de temas atuais em educação.

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Publicado

18/03/2020

Como Citar

CRESPI, L.; NORO, D.; NÓBILE, M. F.; PERUZZO, V. Neurociências na formação continuada de docentes da pré-escola: lacunas e diálogos. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 62–81, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4060. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4060. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos