Implicações da base nacional comum curricular sobre a avaliação no 1º ano do ensino fundamental a partir da visão dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4054

Palavras-chave:

Avaliação. Avaliação Formativa. Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

Tem-se como objetivo analisar a percepção dos professores das Escolas Públicas Municipais de Brusque (SC) sobre a forma de avaliação utilizada com os alunos dos 1os anos do Ensino Fundamental tendo em vista o que é preconizado na BNCC e nas Diretrizes Municipais de Brusque. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória. Entrevistaram-se professoras que atuam com turmas dos 1os anos do ensino fundamental de três escolas Municipais de Brusque. Para as professoras parece bem evidente que o processo de avaliação ocorre diariamente. Apesar de não realizarem provas, o processo de avaliação nos 1os anos ainda parece traduzir-se em nota. Observou-se que a nota necessita, obrigatoriamente, estar registrada no sistema, instigando uma reflexão sobre os sistemas educacionais. A nota não define a aprendizagem do estudante, pois ela, a aprendizagem, é contínua, ocorrendo em todos os momentos e em todas as atividades realizadas.

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Biografia do Autor

Juliana Pedroso Bruns, FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau - (PPGE-FURB). Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FURB). Especialista em Educação pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, na qual foi bolsista pela UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (2017/2018). Pedagoga, licenciada pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2016). Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no qual atuou de 2012 à 2014 no subprojeto de alfabetização e letramento na educação infantil e em 2015 na secretaria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Possui experiência em docência desde 2012 em Educação Infantil e nos Anos Iniciais, com ênfase em alfabetização e letramento.

Camila da Cunha Nunes, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2017). Mestre em Educação pela FURB (2012) e Mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição (2014). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2011) e Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2013). Graduada em Educação Física pela FURB (2010). Atualmente é professora titular no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Tem experiência na área de Educação Física,com ênfase na área de metodologia científica, metodologias de ensino em Educação Física, epistemologia, saúde coletiva e esporte e o território. Foi bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde FURB/SEMUS SGTES/Ministério da Saúde no período de 2010-2011 e bolsista CAPES no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação no período de 2011-2012. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

PEDROSO BRUNS, J.; DA CUNHA NUNES, C. Implicações da base nacional comum curricular sobre a avaliação no 1º ano do ensino fundamental a partir da visão dos professores. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 210–229, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4054. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4054. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos