Representações sociais de "bom professor": o que pensam os estudantes de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4003

Palavras-chave:

Representações Sociais. Professor. Competência Profissional.

Resumo

Esse estudo trata de pesquisa que teve como objetivo identificar as representações de "bom professor" por estudantes de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás. Optou-se na abordagem pela teoria das representações sociais de Moscovici e Abric através de redes semânticas naturais. Os dados foram coletados por meio de evocações livres. Participaram 220 estudantes de 6 cursos de licenciatura. Sete palavras definiram o núcleo central das representações: compreensivo, educado, atencioso, paciente, inteligente, comprometido e dedicado. Foram analisados resultados relacionados ao gênero, idade e nível acadêmico, porém diferenças significativas foram encontradas somente quanto ao nível acadêmico. Verificou-se homogeneidade nas representações de todos os cursos quanto à competência profissional e as qualidades humanas requeridas do professor. As representações estão permeadas de ideias ligadas ao senso comum.

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Biografia do Autor

Sônia Bessa, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação Pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Goiás-UEG Formosa.

Elton Anderson dos santos Castro, Universidade Estadual de Goiás.

Doutor em Quimica pela Universidade de Brasilia. Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Goiás.

Jadir Gonçalves Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás.

Doutor em História pela Universidade Federal do Goiás. Docente do Depeartamento de Educação da Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

BESSA, S.; CASTRO, E. A. dos santos; RODRIGUES, J. G. Representações sociais de "bom professor": o que pensam os estudantes de licenciatura. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 5–26, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.4003. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4003. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos