Criação e representação de analogias por meio de linguagem corporal: investigando uma situação em sala de aula

Autores

  • Welington Francisco
  • Wilmo Ernesto Francisco Junior
  • Amanda Lira dos Santos
  • Silvina Cordero

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3994

Palavras-chave:

Analogia, lúdico, representação corporais.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar uma estratégia de ensino baseada na elaboração e representação de analogias utilizando expressões corporais. As analogias foram criadas por um grupo de estudantes para representar fenômenos experimentais em nível atômico-molecular, que em seguida foram apresentadas aos demais estudantes que deveriam interpretar o experimento por meio das cenas produzidas. Tanto as analogias como a interpretação dos experimentos consideraram importantes relações conceituais, o que evidenciou a apropriação de conceitos químicos. O uso das analogias por expressões corporais promove uma dialogicidade diferente na aula, pois vai além da linguagem verbal, favorecendo o processo de modelização cognitiva pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Lira dos Santos

Graduação em Licenciatura em Química (Arapiraca)) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Wilmo Ernesto Francisco Junior.

Silvina Cordero

FAHCE - UNLP - Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (UNLP)/GDC - IFLYSIB - Grupo de Didáctica de las Ciencias IFLYSIB (UNLP-CONICET) - Argentina. Email: scordero@netverk.com.ar

Publicado

30/03/2019

Como Citar

FRANCISCO, W.; FRANCISCO JUNIOR, W. E.; DOS SANTOS, A. L.; CORDERO, S. Criação e representação de analogias por meio de linguagem corporal: investigando uma situação em sala de aula. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 21–43, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3994. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3994. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos