Uma análise histórica sobre a educação escolar indígena no estado de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3973Palavras-chave:
Políticas Públicas. Educação Escolar Indígena. Rondônia.Resumo
O texto em tela tem como proposta mostrar os aspectos históricos frente as políticas públicas e práticas da educação escolar indígena no estado de Rondônia. Para isso, utilizamos os recursos da pesquisa bibliográfica utilizando fontes públicas para o levantamento de dados. Trata-se de uma análise de documentos oficiais e produções acadêmicas que tiveram como foco de estudo as questões indígenas no estado de Rondônia. Os resultados apontam que as políticas públicas começaram a compor o itinerário indígena no espaço amazônico, principalmente a partir da Constituição Federal de 1988. Também mostram que os discursos sobre as populações indígenas amazônicas advém de pensamentos ocidentalizados, que colocavam/colocam os povos indígenas em uma posição de subalternidades, por outro lado, os indigenistas e indígenas que militaram/militam pela e sobre a educação indígena desde a colonização possibilitaram, em meio aos movimentos de lutas, criar espaços de resistência em prol da educação escolar indígena específica e diferenciada para estes povos. Foram a partir desses espaços de resistências que as populações indígenas passaram protagonizar os espaços de formação e atuação escolar. Suas histórias foram e são marcadas por tensões e desafios em busca da garantia e manutenção de seus direitos, preconizados legalmente no país.
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