Uma análise histórica sobre a educação escolar indígena no estado de Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3973

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Educação Escolar Indígena. Rondônia.

Resumo

O texto em tela tem como proposta mostrar os aspectos históricos frente as políticas públicas e práticas da educação escolar indígena no estado de Rondônia. Para isso, utilizamos os recursos da pesquisa bibliográfica utilizando fontes públicas para o levantamento de dados.  Trata-se de uma análise de documentos oficiais e produções acadêmicas que tiveram como foco de estudo as questões indígenas no estado de Rondônia. Os resultados apontam que as políticas públicas começaram a compor o itinerário indígena no espaço amazônico, principalmente a partir da Constituição Federal de 1988. Também mostram que os discursos sobre as populações indígenas amazônicas advém de pensamentos ocidentalizados, que colocavam/colocam os povos indígenas em uma posição de subalternidades, por outro lado, os indigenistas e indígenas que militaram/militam pela e sobre a educação indígena desde a colonização possibilitaram, em meio aos movimentos de lutas, criar espaços de resistência em prol da educação escolar indígena específica e diferenciada para estes povos. Foram a partir desses espaços de resistências que as populações indígenas passaram protagonizar os espaços de formação e atuação escolar. Suas histórias foram e são marcadas por tensões e desafios em busca da garantia e manutenção de seus direitos, preconizados legalmente no país.

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Biografia do Autor

Jonatha Daniel Santos, Universidade Católica Dom Bosco

Licenciado em Matemática pela UNIR. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUC-RS. Doutor em Educação pela UCDB.

Rozane Alonso Alves, Docente da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Campus Humaitá.

Licenciada em Pedagogia - UNIR. Mestra em Educação - UFRGS. Doutora em Educação - UCDB.

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Publicado

18/03/2020

Como Citar

SANTOS, J. D.; ALVES, R. A. Uma análise histórica sobre a educação escolar indígena no estado de Rondônia. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 212–231, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.3973. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3973. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos