O papel do brincar e do desenho no desenvolvimento da linguagem escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3956

Palavras-chave:

Brincar. Desenho. Linguagem Escrita.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é apresentar reflexões teóricas sobre o papel do brincar e do desenho no processo de desenvolvimento da linguagem escrita em crianças na transição entre a Educação Infantil (EI) e o Ensino Fundamental (EF), após a promulgação da Lei nº 11.274. Trata-se de um estudo bibliográfico pautado, principalmente, nas ideias fundamentais de Vygotski a respeito da importância do brincar para o processo de desenvolvimento da linguagem escrita. Inicialmente, são apresentadas algumas considerações acerca das possíveis implicações dessa lei, indicando posições favoráveis e contrárias à antecipação da escolaridade. Em seguida, a partir do entendimento de que a EI e o EF representam continuidade, propõe-se discutir sobre o brincar e o desenho, como etapas fundamentais do processo de desenvolvimento da linguagem escrita, que não se resume à aquisição mecânica do código de signos necessários para o ato da escrita. Conclui-se que é preciso rever o lugar ocupado pelo brincar, pós antecipação da escolaridade, visto ser este um tema polêmico, que demanda mais análises fundamentadas por estudos de campo, que visam aferir as suas consequências para o processo de aquisição da linguagem escrita.

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Biografia do Autor

Thaís Oliveira de Souza, Departamento de Fundamentação da Educação - Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação - Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis). Mestre em Educação pela UFPB. Graduada em Psicologia pela UFPB.

Elizabeth Piemonte Constantino, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis).

Psicóloga, Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo - USP, Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Marília/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP - Campus de Assis/SP.

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Publicado

18/03/2020

Como Citar

SOUZA, T. O. de; CONSTANTINO, E. P. O papel do brincar e do desenho no desenvolvimento da linguagem escrita. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 23–43, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.3956. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3956. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos