Tessituras sobre a educação do campo e a educação ambiental para valorizar o espaço camponês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3920

Palavras-chave:

Educação do Campo. Sustentabilidade. Conscientização.

Resumo

Neste ensaio procuramos contribuir com a discussão a respeito da educação do campo, com a devida identificação deste como um espaço político onde se realizam determinadas relações sociais. Para tanto, apresentamos uma reflexão sobre a necessidade de um tratamento público da educação do campo, de modo a viabilizá-la dentro de um projeto de educação emancipatória que coopere na formação de sujeitos conscientes de seu lugar no mundo e de seus direitos. Na mesma vertente, de cunho mobilizador e político se encontra a luta pela educação ambiental que se instaura como processo de conscientização crítica do mundo e de garantia de direitos dessa e das futuras gerações. Nesse sentido, o artigo aborda, ainda, a educação ambiental na educação do campo por defendê-la como caminho a ser seguido para valorizar a terra. Neste sentido, entendemos que a educação ambiental no campo ajudará no reconhecimento do campo, ensinando a cuidar, a proteger e a defender o campo.

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Biografia do Autor

Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Secretaria Municipal de ensino de Anápolis-Goiás

Doutorando em Educação - Universidade de Brasília. Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental - Universidade Federal de Goiás. Especialista em Mídias na Educação - Universidade Federal de Goiás. Graduado em Educação Física - Universidade Estadual de Goiás/ESEFFEGO

Camila Freitas de Santana, Universidade de Brasília

Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília/UnB.

Claudia Marcia Lyra Pato, Universidade de Brasília

Pós-doutorado em Psicologia Ambiental pela Applied Social Psychology Laboratory da California State University San Marcos. Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília nos níveis de graduação e pós-graduação (Mestrado/Doutorado). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Ecologia Humana - GEPEAEH


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Publicado

27/05/2020

Como Citar

GUIMARÃES DE PAULA, M. V.; SANTANA, C. F. de; PATO, C. M. L. Tessituras sobre a educação do campo e a educação ambiental para valorizar o espaço camponês. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 469–484, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.3920. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3920. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos