A temática indígena nas escolas: experiências de formação continuada de professores em Minas Gerais

Autores

  • Rogéria Moreira Rezende Isobe Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Neide Borges Pedrosa Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3826

Palavras-chave:

Formação docente. Inclusão digital. Interculturalidade.

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência de capacitação docente desenvolvida em um curso de aperfeiçoamento realizado no período de 2014 a 2015 sob a coordenação de professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).  O processo de formação buscou qualificar a abordagem sobre a cultura indígena nas escolas, conforme determinação da Lei nº 11.645/2008, e debater sobre a implementação de ambientes digitais nas comunidades indígenas, numa perspectiva de emancipação que enfatiza, sobretudo, a interação ativa do sujeito com as mídias digitais como consumidor e como produtor de seus conteúdos e processos. O curso – preconizado pela Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFORM) – foi estruturado em duas atividades articuladas: aulas presenciais e à distância, e seminários temáticos com a participação de representantes de comunidades indígenas localizadas em Ji-Paraná/Rondônia, que palestraram sobre a inclusão digital nas aldeias Arara (Karo) e Gavião (Ikólóéhj). A experiência evidenciou a potencialidade das ações de formação continuada para o desenvolvimento de uma educação intercultural e demonstrou, por sua vez, que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para efetividade dos processos de inclusão digital no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Downloads

Publicado

27/12/2018

Como Citar

ISOBE, R. M. R.; PEDROSA, N. B. A temática indígena nas escolas: experiências de formação continuada de professores em Minas Gerais. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 193–206, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3826. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3826. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos