Por uma biblioteca escolar como espaço de diálogo e conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3783

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. Diagnóstico. Condições de instalação e funcionamento.

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de pesquisa exploratória que teve como objetivo diagnosticar a situação das bibliotecas escolares da rede municipal de educação do município de Porto Velho (RO). Entendendo a biblioteca escolar como elemento indispensável ao aperfeiçoamento intelectual do indivíduo, procuramos verificar a estrutura física, a formação proporcionada aos profissionais, o acervo, a acessibilidade, a frequência e a interação dos usuários e, sobretudo, que práticas são desenvolvidas nessas bibliotecas. A coleta de dados foi realizada a partir de observação, entrevistas e questionários semiestruturados direcionados à diferentes segmentos da escola. Os resultados evidenciaram a precariedade das instalações nas instituições pesquisadas e sinalizam para que medidas sejam tomadas para que se alcance um nível de qualidade e eficiência. Além disso, faz-se necessário o estabelecimento de políticas públicas que proporcionem e caracterizem a biblioteca como espaço de leitura, de ensino e de aprendizagem; que os gestores e os educadores recebam uma formação que contemple a questão da leitura em articulação com a biblioteca escolar; que as mesmas estejam aparelhadas, com pessoal qualificado para o atendimento individual e coletivo; e a existência de projetos que oportunizem uma dinamização efetiva e eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa do CNPq, Bolsa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e CAPES - Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), na Universidade de Lisboa (UL). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com bolsa do CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências da Educação (DED) da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Campus Porto Velho. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - PPGEE/MEPE na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas. Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória - MNEMOS; Coordenadora das Linhas de Pesquisa Memórias e Histórias das Instituições Escolares e Bibliotecas Escolares-Espaço de Ação Pedagógica. Tem Projeto de Pesquisa Aprovado na Chamada Universal FAPERO n° 003/2015; no Programa para Iniciação Científica IC/FAPERO/CAPES Nº. 08/2016 e no Programa de Apoio para Publicação Científica-PAP-PUBLICA - Chamada FAPERO nº 008/2017 - Fund. Rondônia de Amparo ao Desenv. das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa-FAPERO. Membro do Comitê Técnico Científico do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica - CTC/PIBIC/UNIR/CNPq (Biênio 2017-2019) e do Comitê Assessor de Pesquisa da Fundação Universidade Federal de Rondônia (2017). Acadêmica Correspondente da ALTO - Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG). Medalha Comemorativa Alzira Reis Vieira Ferreira-Dia do Escritor Teófilo-Otonense - (ALTO -2016).

Zillanda Teixeira Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia.

Aldineia Souza do Nascimento Reis, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia - Campus Porto Velho. Integrante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, História e Memória MNEMOS, na Linha de Pesquisa Bibliotecas Escolares-Espaço de Ação Pedagógica. Bolsista pela FAPERO.

Priscila Brenha Abreu dos Santos, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Rondônia - Campus Porto Velho. Integrante do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Educação, História e Memória MNEMOS, na Linha de Pesquisa Bibliotecas Escolares - Espaço de Ação Pedagógica.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino de alfabetização de crianças nas séries iniciais.Projeto de pesquisa aprovado pela FAPERO na condição de bolsista.

 

Downloads

Publicado

10/05/2019

Como Citar

PIMENTA, J. S.; TEIXEIRA RODRIGUES, Z.; SOUZA DO NASCIMENTO REIS, A.; BRENHA ABREU DOS SANTOS, P. Por uma biblioteca escolar como espaço de diálogo e conhecimento. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 147–163, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3783. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3783. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos