Por uma biblioteca escolar como espaço de diálogo e conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3783Palavras-chave:
Biblioteca escolar. Diagnóstico. Condições de instalação e funcionamento.Resumo
Este estudo apresenta os resultados de pesquisa exploratória que teve como objetivo diagnosticar a situação das bibliotecas escolares da rede municipal de educação do município de Porto Velho (RO). Entendendo a biblioteca escolar como elemento indispensável ao aperfeiçoamento intelectual do indivíduo, procuramos verificar a estrutura física, a formação proporcionada aos profissionais, o acervo, a acessibilidade, a frequência e a interação dos usuários e, sobretudo, que práticas são desenvolvidas nessas bibliotecas. A coleta de dados foi realizada a partir de observação, entrevistas e questionários semiestruturados direcionados à diferentes segmentos da escola. Os resultados evidenciaram a precariedade das instalações nas instituições pesquisadas e sinalizam para que medidas sejam tomadas para que se alcance um nível de qualidade e eficiência. Além disso, faz-se necessário o estabelecimento de políticas públicas que proporcionem e caracterizem a biblioteca como espaço de leitura, de ensino e de aprendizagem; que os gestores e os educadores recebam uma formação que contemple a questão da leitura em articulação com a biblioteca escolar; que as mesmas estejam aparelhadas, com pessoal qualificado para o atendimento individual e coletivo; e a existência de projetos que oportunizem uma dinamização efetiva e eficiente.
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