Formação de professores na educação infantil: elementos do ser professor

Tiago Pereira Gomes, Neide Cavalcante Guedes

Resumo


Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado em Educação intitulada “Prática Docente na Educação Infantil: concepções teóricas e metodológicas no Município de José de Freitas-PI”. A pesquisa tem o objetivo de compreender como as contribuições teórico-práticas da formação de professores auxilia o desenvolvimento do ser professor, partindo do seguinte questionamento: como ocorre a formação de professores que atuam na Educação Infantil no município de José de Freitas-PI? O referencial teórico está embasado nas concepções de autores que trabalham com a formação de professores merecendo destaque Imbernón (2002, 2006, 2010), Day (2001) e Perrenoud (2001). Para a construção e análises dos dados optamos pela pesquisa narrativa, fazendo uso do memorial de formação e das rodas de conversas. Os resultados evidenciaram que as professoras têm conhecimentos sobre as concepções teóricas e metodológicas da prática docente na Educação Infantil e que estas concepções são modificadas por meio das reflexões críticas possibilitadas nos espaços formativos favorecendo elementos do ser professor, que envolvem diferentes saberes, habilidades e competências, principalmente em relação ao ensinar e aprender. Percebemos que os professores daquela etapa de ensino precisam se mobilizar e reivindicar as suas necessidades para um melhor desempenho, até porque as vozes silenciadas não ecoam mudanças.


Palavras-chave


Formação. Educação Infantil. Ser professor.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3725



Direitos autorais 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.